Papa Francisco no Congresso Americano...


O Papa Francisco falou aos congressistas, e dali para o mundo utilizando uma linguagem universal, acessível aos católicos e aos que não o são.

O Papa começou citando Moisés, “o Patriarca e legislador do Povo de Israel”, e elogiando o trabalho de seus interlocutores: “em fazer com que este país cresça como Nação”. Com isso ganhou a plateia. 

Nenhum dos temas importantes ficou fora do discurso. Lembrou quatro figuras emblemáticas da história norte-americana: “Abraham Lincoln, a liberdade; Martin Luther King, uma liberdade que se vive na pluralidade e não na exclusão; Dorothy Day, a justiça social e os direitos das pessoas; e Thomas Merton, a capacidade de diálogo e a abertura a Deus”. Quatro representantes do povo norte-americano.

Chamou ao compromisso na defesa da paz e da justiça. A cooperação entre as religiões “é um potente instrumento na luta para erradicar as novas formas mundiais de escravidão...”, quando “o mundo é cada vez mais um lugar de conflitos violentos, de ódio nocivo, de sangrenta atrocidade, cometida inclusive em nome de Deus e da religião”. Esperança, reconciliação, paz e justiça.

Falou dos imigrantes e dos refugiados e, se colocou como filho de imigrantes. Pediu uma resposta “fraterna” para os que chegam procurando melhores condições de vida, e recorreu a uma frase do Evangelho de Mateus: “Façam aos outros aquilo que vocês querem que lhes façam”.

Insistiu, seguindo os bispos católicos dos Estados Unidos, na necessidade de abolir a pena de morte. Muitos participantes que haviam aplaudido intervenções anteriores permaneceram em silêncio nesse momento. E defendeu aos pobres.
Também incluiu o tema ambiental e o cuidado com a natureza, questões que serão centrais no seu discurso nas Nações Unidas
Criticou o armamentismo e pediu uma conversão para “acabar com os muitos conflitos armados que afligem nosso mundo”.
Fez uma firme defesa da família, com tudo o que ela significa a partir da doutrina católica a respeito do aborto e da indissolubilidade do vínculo, mas evitou usar tom polêmico sobre estes pontos. Pediu para se “criar pontes” entre visões diferentes e insistiu em “iniciar processos”, antes que “manter espaços”.

Congresso lotado, e milhões de pessoas ouvindo-o pelos meios de comunicação...

QUEREMOS PAZ E RESPEITO!
  

Um comentário:

  1. Gostaria de pedir seu comentário sobre esta fala do Papa em seu discurso na ONU. O que realmente ele quer dizer? " Por isso, a defesa do ambiente e a luta contra a exclusão exigem o reconhecimento duma lei moral inscrita na própria natureza humana, que inclui a distinção natural entre homem e mulher (cf. Enc. Laudato si’, 155) e o respeito absoluto da vida em todas as suas fases e dimensões.
    Sem o reconhecimento de alguns limites éticos naturais inultrapassáveis e sem a imediata atuação dos referidos pilares do desenvolvimento humano integral, o ideal de «preservar as gerações vindouras do flagelo da guerra» (Carta das Nações Unidas, Preâmbulo) e «promover o progresso social e um padrão mais elevado de viver em maior liberdade» (ibid.) corre o risco de se tornar uma miragem inatingível ou, pior ainda, palavras vazias que servem como desculpa para qualquer abuso e corrupção ou para promover uma colonização ideológica através da imposição de modelos e estilos de vida anormais, alheios à identidade dos povos e, em última análise, irresponsáveis.es (cf. ibid., 123; 136)."

    ResponderExcluir