Sínodo: Polarização de propostas...

Vinde Espírito Santo...

O Sínodo, esse caminhar juntos durante 3 semanas, começa polarizado e com posturas que procedem do tempo do Papa João Paulo II. Foi ele que congelou o Espírito do Vaticano II, destituiu mais de 500 teólogos doutores de suas cátedras de ensino e não permitiu avançar no pensamento teológico. Nos 26 anos que ele ficou no ministério de Pedro teve muito tempo para nomear bispos e cardeais bem tradicionais e legalistas. Essa é a situação que agora temos e encontramos: Polarização de propostas.

Tenho a impressão de que a maioria dos padres sinodais estão mais preocupados em repetir o catecismo da Igreja do que ler, com audácia e liberdade, os novos sinais e situações que o Espírito Santo nos apresenta, no meio do povo de Deus. A novidade de Deus sempre assusta!

Os aspetos positivos da sociedade influem positivamente nela e os negativos a ferem e a machucam. O “negativo”, para este padre sinodal, é o novo! Egoísmo (ou individualidade?), hedonismo (ou valorização do corpo?), ideologia de gênero (ou igualdade de direitos?), relativismo (ou liberdade de consciência?) não ajudam à família, finaliza magistralmente este padre Sinodal.

A regra deveria ser: No essencial, unidade; no secundário, liberdade; e em tudo, caridade! Mas, quando o "secundário" se apresenta como "essencial" então as coisas se complicam um pouco mais...

Rezemos e acompanhemos...


4 comentários:

  1. João Paulo II viveu o verdadeiro espírito do CVII: apresentar a fé católica aos homens modernos, de forma que a compreendam tal qual ela é. Aliás, este é o objetivo do Novo Catecismo, fruto do próprio concílio. Como o Papa Francisco afirmou, faz parte é é normal que haja diferentes opiniões, mas óbvio que a doutrina não muda por que o mundo está mudando, a meta dos Padres Sinodais não é condenar os que estão no erro, mas encontrar meios de guiá-los a porta estreita...

    ResponderExcluir
  2. São João Paulo II foi um herói frente a corrosiva "fumaça de Satanás que entrou pena igreja depois do Vaticano II", como bem disse o papa Paulo VI. O fato é que existem grupos dentro da igreja que querem fazer com que está se torne "mundana", abandonando sem nenhum argumento bíblico ou teológico os fundamentos espirituais e morais de sua doutrina. Para esses pensadores, a Igreja é apenas um corpo social, como estado ou o mercado, sujeito à adaptações aleatórias. Para eles, ela não é o corpo místico de Cristo..é só um grupelho de velhos conservadores que atrapalham o positivo progresso humano.. Assim, o que certos grupos querem é rasgar o evangalho, ignorar a tradição e o magistério, silenciar os papas. É um grupo que tem único argumento o tal do "espírito do concílio", que não existe, a menos que seja um espírito mal, como o.diabo, pois claramente não se trata do Espírito Santo. Pois bem, maior prova de que os progressistas estão errados é o fato de que suas antigas zonas de influência serem hoje os locais em que o catolicismo mais sofrem apostasia como França, Holanda, Bélgica e Renânia. Por outro lado, a tradicional igreja Polonesa cresce de forma espantosa. Enfim.. Está mais do que na hora de a Igreja debater esses temas para por um fim a esses aspectos que a imprensa, os padres progressistas, a esquerda e a maçonaria fazem tanto questão. Enfim, se alguém pensa diferente e me der argumento melhor do que "a Igreja precisa se atualizar", eu ficarei feliz em mudar de opniao. Mesmo pq, se eu fizesse as regras, eu teria aprovado o.divórcio e o.Fim do celibato, mas felizmente, não soi Deus, então, obedeço
    obedeço

    São Jovo de Ogeville e São Belarmino , orate pro nobis

    Heitor

    ResponderExcluir
  3. Acho que a Igreja deve, sempre, se adaptar aos tempos, sem se deixar contaminar pelo mundano. Concordo com o primeiro comentarista, quando se refere à "porta estreita". Não é fácil seguir o Evangelho de Jesus!

    ResponderExcluir
  4. Nos momentos de cisão, crise, inconsistência, dúvida, transição, a luz que precisamos acender para que nos conduza é Jesus. Ele é o metro, o padrão, o "fiel" da balança, o modelo, a inspiração. E nada, ninguém jamais conseguiu refrear o movimento MISERICORDIOSO de Jesus para com seus filhos sofredores, seus filhos excluídos por qualquer razão. Nem mesmo os preceitos da Lei. Melhor dizendo, MUITO MENOS os preceitos da Lei, cujo alcance Ele resumiu numa sentença simples: "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado". "Que todos os que têm sede venham às águas cristalinas! Que os que não têm recursos venham comprar vinho e leite sem pagar!" Avante, Papa Francisco! Avante! Coragem! (M.V)

    ResponderExcluir