Dia 4/OUT: Sínodo dos bispos...

Desafios pastorais da família...


Anos atrás se falava de um cisma branco na Igreja, pelo distanciamento que havia entre o magistério oficial e a prática do povo católico. A “teoria doutrinal", mantida teimosamente pela hierarquia, era mais importante do que a “prática diversa” da imensa maioria. É um divórcio visível e só não vê quem não quer.

Vivemos uma mudança de época. Nossa cultura deixou de ser teocêntrica e se fez antropocêntrica. A pessoa está no centro, e sua consciência se fez mais importante do que uma lei. O magistério eclesial marca o ideal, mas muitos só conseguem viver o possível. O pluralismo cultural e os interesses pessoais transformaram-se numa diversidade ética. Poucos se sentem interpretados pela hierarquia e a instituição eclesial no referente à moral sexual e familiar.

Controle de natalidade, relações pré-matrimoniais, homossexualidade, comunhão aos divorciados e que voltaram a se casar não satisfaz.... Tudo isso, e algo a mais será contemplado na sala sinodal. Pessoalmente não vejo contradição entre misericórdia e verdade do Evangelho. Mais ainda, a própria misericórdia de Deus é a grande revelação que nos trouxe Jesus. A discussão é antiga: O que nos salva a Lei ou a graça! 

Não tenho dúvida de que o próximo Sínodo da Família, e a Exortação apostólica que virá logo depois, fixará sua proposta sobre a misericórdia de Deus e olhará realisticamente a diversidade familiar que temos. 

Onde há misericórdia está o Espírito de Jesus. Onde há rigidez, estão apenas os seus ministros... (Papa Francisco)

Rezemos e acompanhemos...

PD. Para ver o programa que o Junior Guarda, da TV Século XXI, fez comigo no dia 1/OUT falando sobre o Sínodo...  CLIQUE AQUI  (4 blocos) 




2 comentários:

  1. O Espírito há de guiar o Sínodo. O Espírito dará luz à Igreja para que ela guie pastoralmente seus filhos, apresentando a verdade evangélica, convidado-os a verdadeira conversão e a verdadeira misericórdia, e não a falsa que os que odeiam a Igreja, a fé, e os ensinamentos transmitidos ao longo dos séculos, desejam. O Espírito há de guiar a Igreja para que ela leve seus filhos para Deus. Viva o Papa!

    ResponderExcluir
  2. Padre, a Igreja não muda Sonia doutrina. Se a situação está assim, é porque se deve a inércia de padres omissos. Gostaria de saber, alguma vez na vida senhor pregou contra os pecados do divórcio, a sodomia, e os métodos contraceptivos? Pois se não, fica facíl pro inimigo vencer. Enquanto o pastor dorme, os lobos devoram as ovelhas.. Mas é quando o pastor se torna um lobo?

    Heitor
    Reze por mim, que rezo par o senhor.

    ResponderExcluir