Padre Victor (1827-1905), filho de escravos, beatificado em Três Pontas/MG...


A Igreja no Brasil terá mais um beato vindo do Sul de Minas Gerais. É o Padre Francisco de Paula Victor. A beatificação acontecerá no dia 14/NOV, em Três Pontas/MG.

Negro, filho de escravos, Pe. Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha. Exercia a profissão de alfaiate, mas, em seu coração, Deus o chamava ao sacerdócio. Entrou no Seminário com 22 anos.
O Pe. Victor foi Pároco em Três Pontas, por 53 anos, quando faleceu.
Seu ministério foi marcado pela catequese e o amor aos pobres. Ele pregava não só com as palavras, mas pelo seu testemunho. Vivia de esmolas e dava esmolas.
Quando faleceu, a cidade foi tomada por grande comoção. Seu corpo foi velado por três dias. Pe. Victor foi enterrado na Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, construída por ele.
O Pe. Francisco de Paula Victor se torna o segundo beato da Diocese de Campanha/MG, de onde é também a beata Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, beatificada em MAI/ 2013 em Baependi (MG), local em que passou a vida.
 “Nhá Chica e Padre Victor representam um tributo a todos os afro-descentes que vivendo as dificuldades próprias do tempo da escravidão demostraram, com a força invencível da fé, que Deus quebra todos os grilhões...
Salve Minas Gerais!


Um comentário:

  1. Coisa bonita e que lição de vida nos deram Nhá Chica e Padre Victor. Num país onde as autoridades que o dirigem desconhecem a verdadeira razão do ser humano, lições como essas, só têm a engrandecer o povo bom que mesmo sofrido guarda na alma as recordações boas e os valores que sobressaíram na defesa dos mais necessitados. Tomara que Deus nos presenteie com mais beatos trazendo a todos nós mais fé, mais compreensão e mais ajuda aos nossos próximos. Bom dia padre, saudades do senhor, parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir