Tempo litúrgico do ADVENTO...

“Vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor...” (Mt 24,42)

Começamos o tempo litúrgico do Advento e o “Vigiai!...” é um dos temas tratados e apresentados.

Ninguém vigia o passado, mas o que está por vir. Os céticos e decepcionados nunca esperam nada de bom, mas há também os que esperamos algo novo e diferente, e dedicamos cotidianamente nossa vida a isso. Não podemos perder a esperança de melhorar.

Dispersão, rotina e apego excessivo ao costumeiro são os maiores inimigos da esperança. Conheço uma pessoa que come sempre a mesma coisa, de dia e de noite: spaghetti e frango. Para esta pessoa não há novidade no Evangelho!

Paralisamos quando não esperamos mais nada, perdendo a profundidade dos sentimentos. O "vigia", pelo contrário, presta atenção a tudo no horizonte, e não se perde no emaranhado dos pensamentos nem na armadilha das solicitações externas. Observar, discernir e concretizar o melhor da vida é uma sabedoria milenar.

Vivemos numa sociedade “líquida”, fluída e perdida nos apelos desumanos experimentados. Alguns dizem que a banda de rock americana, que tocava na casa de shows Bataclan, em Paris, no momento do ataque terrorista, tocava e todos cantavam "Kiss the Devil" (beije o diabo!).  A estupides humana não tem limites!

A pessoa “que não espera” nada de bom fixa-se no pequeno e no efêmero, perdendo-se na insensatez das palavras e dos gestos. Esse modo de viver corrói a interioridade e dissolve a inteireza que nos habita. Sem valores, perdemo-nos.

Chega o tempo do Advento. Tempo propício para superar nossa visão míope da história humana e do seu entorno. 

Uma pergunta: O que você realmente espera?

3 comentários:

  1. Tento ficar vigilante. Li "amor líquido" , de Bauman. A liquidez passa pela cultura do descartável, à qual devemos ficar atentos para que como diz o dito popular "jogou a água da bacia, com criança e tudo”... (Regina L. M. C.)

    ResponderExcluir
  2. Este Advento está me saindo mais "básico" do que eu esperava de mim... Mais literal. Mais sedento. Vem, vem mesmo, vem logo, volta no vento, meu amor! É minha oração.

    ResponderExcluir
  3. Ad_vir, "Lumen Gentium" Embora as sombras insistam em circundar o mundo, a luz de Cristo continua a brilhar, no mais alto ponto, sendo direção e alerta para todos!

    ResponderExcluir