Fidelidade episcopal comprometida...

Lugar sem comportamento é a língua...

Continua a polêmica armada pelo arcebispo de Ferrara/Itália querendo a morte do Papa Francisco: "Esperamos que, com Bergoglio, Nossa Senhora faça o milagre como fizeram com o outro...", teria dito Dom Negri pelo celular, durante uma viagem no trem Frecciarossa, no dia 28/OUT.

O Arcebispo D. Negri se referia ao Papa Albino Luciani que, depois de 33 dias de pontificado, faleceu? Esse arcebispo insinua que João Paulo I foi assassinado? Será que ele sabe mais do que nós sabemos?

Esses fora os comentários feitos em voz alta, e que todos os que estavam no seu vagão ouviram. E tem mais ainda:

 "As novas nomeações ocorreram no mais absoluto desprezo de todas as regras...", teria dito o prelado referindo-se aos novos bispos nomeados por Francisco. "A nomeação de Bolonha é incrível. Eu prometi a Caffara (o arcebispo que está deixando o lugar a Zuppi) que vou fazer com que aquele ali (Zuppi) veja o que é bom para a tosse. A nomeação de Lorefice é ainda mais grave. Ele escreveu um livro sobre os pobres – mas o que ele sabe dos pobres?! É muita ousadia a deste monsenhor! Será que se sentiu desprezado na sua corrida carreirista? 
No dia seguinte, depois que o fato apareceu nos jornais, D. Negri, em uma carta à diocese, renovou publicamente a sua "total obediência ao Papa". Em quem acreditar? Nas palavras espontâneas ditas para um amigo ou na "nota jornalística" do dia seguinte. Tudo isso é muito feio!  
Tais palavras não representam o episcopado italiano. Um bispo deve controlar sempre o que diz, foi o comentário fraternal de um outro bispo italiano.


Na fotografia acima, este senhor parece usar duas casulas. Será que ele assim se sente mais fiel ao Papa?  

8 comentários:

  1. Mais uma vez o senhor mistura as coisas Padre Ramón. O senhor parece ter prazer em querer unir o comportamento reprovável deste prelado com suas vestimentas. Curioso um padre JESUÍTA, ter uma visão tão reducionista como o senhor. Diria até mesmo uma falta de conhecimento chamar uma DALMATICA de casula. Mas enfim, o comportamento do bispo é reprovável, mas suas postagens tendenciosas também o são!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu prezado Lucas de Lacerda, tão reprovável e lamentável é a sua preocupação com a correção em relação às vestimentas e paramentos episcopais! O que aqui está em questão é tão somente as atitudes nada evangélicas e fora de sintonia com a Igreja e com seu pastor, no caso o Papa, que é o escolhido e a quem se deve, no mínimo, respeito e obediência. O bom é verdadeiro pastor é aquele que primeiro reveste- se com as armaduras da fé, do amor, da humildade, da benevolência e da misericórdia de Jesus Cristo! Aquele que não abandona e cuida com amor de suas ovelhas!
      E é exatamente isso que nosso Papa quer afastar da Igreja, pois não são a opulência, a ostentação de status e aparência exterior que determinam o pastor.
      Para bem ilustrar isso, é como disse aos fariseus o próprio Jesus Cristo: "-Vós sois como sepulcros caiados! Repletos de adornos e belos por fora, porém cheios de podridão por dentro. "
      Que a paz do Senhor esteja contigo meu caro!
      AMDG
      Marlos -BH

      Excluir
    2. Meu caro, Claramente vemos a intenção do texto em tentar unir o comportamento do bispo aos seus paramentos. Quando a era Francisco passar, veremos se o discurso de "respeitar e obedecer o Papa" retorna. Afinal ele tinha ficado esquecido por muito tempo, principalmente pelos Jesuítas. Eu respeito o Santo Padre, como respeitava seus antecessores, fico triste e preocupado, pelo uso que fazem de sua imagem para pregar ideologias, que de nada tem haver com cristianismo.
      Paz!

      Excluir
  2. Muito triste que esse Arcebispo da Itália tenha proferido tais palavras! Isso acha mais ainda a imagem da Igreja e traz à tona a imensa lama em que chafurda o episcopado romano e a cúpula da Igreja. Que Deus continue iluminando e abençoando nosso Papa para que não sucumba a esse tipo de pressão e possa realizar as mudanças necessárias... (M.R)

    ResponderExcluir
  3. O papa com seu jeito está provocando a volta ao Evangelho. Viver autenticamente o Evangelho é desinstalar-se. Esse bispo se sente muito incomodado com o Papa Francisco
    Sinal que está sendo questionado com o testemunho do Papa

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Padre Ramón... Fiquei atônito quando li a notícia no IHU... E sabe de uma coisa? Devemos sim denunciar isso tudo! E mais, "ser tendencioso" sim, nessa tendência à simplicidade do Evangelho... Quanta diferença entre os sapatos simples de Papa Francisco e a parafernália litúrgica desse bispo...

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por usar desse espaço para postar textos que auxiliam nossa reflexão sobre a Igreja. Oxalá saibamos abrir mão "das coisas que passam para abraçarmos as que não passam". Francisco é exemplo. A começar pela maneira como se veste e calça. Nada de sapatos vermelhos, vestimentas suntuosas, Crucificado em ouro... cristianismo é VIDA.

    ResponderExcluir
  6. Lamentável é querer associar um paramento a um comportamento inadequado, gostaria que o senhor padre tivesse mais caridade. O clérigo italiano é um idiota que merece ser julgado, pois justamente por usar tais paramentos, deveria se comportar melhor. Todavia, estabelecer um julgamento baseado em seus paramentos, é algo muito triste que vai contra a universalidade e atemporalidade da nossa Igreja. Gostaria muito que o reverendissimo padre Ramon mudasse sua opniao, percebesse que existe muito joio dentro da igreja, é ele não são identificados por determinado paramento. Peço com muita humildade que o senhor reflita melhor sobre tais pensamentos, pois pobreza evangélica nada tem haver com a dignidade dos paramentos.
    Um explo para ajudá-lo: são Francisco foi um gra modelo de humildade e pobreza evangélica, mas sempre garantiu que a missas fossem celebradas com a maior dignidade possível.

    Com o sagrado não se brinca e não se Despreza.
    Padre, reze por mim

    Heitor

    ResponderExcluir