Tríduo pelas vocações. 1º Dia: Juventudes...


Abertura  
V. Vinde, ó Deus, em meu auxílio. R. Socorrei-me sem demora. V. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. R. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Canto Inicial 
Senhor, se tu me chamas, eu quero te ouvir.
Se queres que eu te siga, respondo: eis-me aqui!
1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmastes sustentando seu vigor. Profeta, tu me chamas: vê, Senhor, aqui estou.
2. Nos passos do Teu Filho toda Igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê, Senhor, aqui estou.
3. Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Há homens e mulheres que te amam mais que a si, e dizem com firmeza: vê, Senhor, estou aqui.
Recordação da Vida
Hoje nos reunimos para o primeiro dia do Tríduo de oração pelas vocações à Companhia de Jesus. Dedicamos esta oração às juventudes. Deus chama o jovem à Vida! Vivendo, em sua realidade, é provocado a atender ao chamado de apostar em grandes ideais, dar passos mais corajosos e generosos. A vida, que foi dada como presente e dom, deve ser “gasta”, doada aos outros, no amor e no serviço. A resposta deve ser a acolhida a esse chamado, e, vivendo-o, realizar-se plenamente como pessoa e colaborar na Missão de Cristo. Jovens, não tenham medo, arrisquem-se a ter uma vida autêntica, uma alma grande e um coração alargado.
Salmo 119 (118)
Ant.: Como um jovem manterá pura a sua vida?
Sendo fiel às vossas palavras.
– Feliz o homem sem pecado em seu caminho, *que na lei do Senhor Deus vai progredindo!– Feliz o homem que observa seus preceitos, *e de todo o coração procura a Deus!
– Que não pratica a maldade em sua vida, *mas vai andando nos caminhos do Senhor.– Os vossos mandamentos vós nos destes, *para serem fielmente observados.
– Oxaseja bem firme a minha vida *em cumprir vossa vontade e vossa lei!– Então não ficarei envergonhado *ao repassar todos os vossos mandamentos.
– Quero louvar-vos com sincero coração, *pois aprendi as vossas justas decisões.– Quero guardar vossa vontade e vossa lei; *Senhor, não me deixeis desamparado!
Canto de Aclamação
Senhor, chamaste-me, aqui estou! Chamaste-me, aqui estou! Ô, ô, ô! Ô, ô, ô! Chamaste-me, aqui estou!
Palavra de Deus: 1Sam 3, 1-4
“O menino Samuel servia ao Senhor, sob as ordens de Eli. A palavra do Senhor se manifestava raramente nesse tempo e as visões não eram frequentes. Certo dia, Eli estava deitado em seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e ele já não podia enxergar. A lâmpada do santuário ainda não tinha sido apagada e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. O Senhor chamou: ‘Samuel, Samuel’. Ele respondeu: ‘Estou aqui’”.
Iluminação da Palavra
“Deus chama para escolhas definitivas. Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação, significa caminhar na direção da realização jubilosa de si mesmo. A todos Deus nos chama à santidade, a viver a sua vida, mas tem um caminho para cada um.
Na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas, “para sempre”, uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã. Em vista disso, eu peço que vocês sejam revolucionários, eu peço que vocês vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem: que se rebelem contra esta cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar de verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. E também tenham a coragem de ser felizes!”
(Trecho da Homilia do Papa Francisco aos Voluntários da JMJ Rio 2013)

Preces
Confiantes na intercessão de Maria, Mãe da Companhia de Jesus, peçamos:
R: Ouvi-nos, Senhor, e enviai jovens para a vossa Companhia.
- Que os jovens, a exemplo de Samuel, possam escutar atentamente a voz de Deus e responder SIM ao seu chamado.
- Que a exemplo dos jovens santos da Companhia, Estanislau Kostka, Luís Gonzaga e João Berchmans, os jovens abram seu coração ao amor, preocupando-se menos em cuidar de si mesmos e mais em cuidar do vasto mundo, com Cristo.
- Que os jovens reconheçam toda a Criação como dom Vosso e se empenhem em cuidar, com amor, da vida e da casa comum, remando contra a corrente do consumismo e apontando caminhos sustentáveis para os povos.
(Preces espontâneas)
PEDIDO DE GRAÇA: Senhor, enviai santas vocações à Companhia de Jesus e dê perseverança na missão de amar e servir o Teu Reino a todos os companheiros de Jesus.
(Momento de Silêncio)
Pai-Nosso...
Oração do Dia (Vocacional - Pe. Nadal)
Senhor Jesus, nós te pedimos que a muitos escolhas e chames, que a muitos chames e envies, conforme tua vontade, para trabalhar pela Igreja em tua Companhia.
Pouco ainda fazemos e tanto mais poderíamos fazer, se não fosse nossa fraqueza e nossa omissão. Por isso, Senhor Jesus, ficas sempre à frente na história de nossa vida e na vida daqueles que escolheste para teu serviço, para que não deixe de se realizar, por negligência nossa, a totalidade de teu projeto de amor.

Benção Final
O Deus da esperança, da alegria e da paz permaneça com todos nós, agora e para sempre. Amém!
V. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo. R. Para sempre seja louvado!
Canto Final (Oração de Santo Inácio de Loyola)
Tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade, a minha memória também; o meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo o que tenho e possuo vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo; disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.

Dai-me somente o vosso amor, a vossa graça. Isso me basta, nada mais quero pedir.

0 comments:

Postar um comentário