Cardeal Bertone (*1934) devolve 150.000 euros...


Tarsício Bertone nasceu num pequeno município da região do Piemonte italiano, e sempre estudou em instituições salesianas. Homem inteligente e conhecedor de diversas línguas (italiano, alemão, francês, espanhol, português, inglês...), galgou os mais altos cargos da Igreja italiana (bispo, arcebispo) até ser feito cardeal, camarlengo e poderoso Secretário de estado do Vaticano. Só no ano de 2013 foi substituído pelo Papa Francisco.

Esse pequeno e grande homem gostou do poder e das prebendas que o rodeiam. Mandou refazer, com dinheiro próprio, dois grandes apartamentos e fazer deles um só, de 600m2 e um terraço de 100m2. Agora sabemos que foram desviados 150 mil euros de uma instituição filantrópica, para a bendita reforma. Dinheiro agora devolvido.

Senhor cardeal Bertone volte à sua comunidade religiosa e viva nela como um bom e simples salesiano. Ajude, com seu exemplo de vida, a criar uma Cúria mais evangélica e servidora. Os tempos são outros, Eminência Reverendíssima!

E você, o que pensa?  

4 comentários:

  1. Eu penso uma coisa muito simples: que é preciso converter o clero, torná-lo mais católico. O (mau) exemplo do Bertone tem visibilidade pelo fato de que ele exerceu altos cargos e era próximo do papa. Fico a pensar em clérigos que desviam dinheiro de paróquias pobres, que fazem das congregações/ordens de empresas e causam desvios de dinheiros, etc. Padre Martina, sj, num de seus livros de história da Igreja comenta isso, principalmente no Brasil, em que os bispos toleravam o desregramento do clero. Santa Terezinha, sem nunca ter saído de um convento carmelita, tece comentários sobre o desregramento do clero. Curioso!? Na minha terra, numa dissertação feita por uma pesquisadora, salvo engano de mestrado ou doutorado, o índice de filhos bastardos de padres é significativo e isso é verificado nas "alforrias de pia". Eram os filhos de padres com escravas ou mesmo mulheres da vida que era alforriados na pia batismal e assumidos por casais católicos. Isso acontece ao longo do século XIX. Rezemos para que o clero seja mais cristão, mais católico e aprenda da piedade do povo... (RRC)

    ResponderExcluir
  2. Palavras de um Santo ? ... A nossa Igreja é santa e pecadora, vamos fazer a nossa parte, sem polemizar ??? ...

    ResponderExcluir
  3. Ee fosse brasileiro, seria petista.

    ResponderExcluir