Pedimos perdão pelo comportamento não evangélico em relação aos cristãos de outras igrejas...

Arcebispo anglicano, Justin Welby, abençoa o Papa a pedido deste...



Neste Ano Jubilar Extraordinário da Misericórdia, tenhamos bem presente que não pode existir uma autêntica busca da unidade dos cristãos, sem uma plena entrega à misericórdia de Deus. Peçamos, antes de tudo, perdão pelo pecado das nossas divisões, que são uma ferida aberta no Corpo de Cristo. Como Bispo de Roma e Pastor da Igreja Católica, quero invocar misericórdia e perdão pelos comportamentos não evangélicos tidos por parte dos católicos em relação aos cristãos de outras Igrejas. Ao mesmo tempo, convido todos os irmãos e as irmãs católicos a perdoar se, hoje ou no passado, sofreram ofensas de outros cristãos.

Não podemos apagar aquilo que aconteceu, mas não queremos permitir que o peso das culpas passadas continuem a macular nossas relações.

A misericórdia de Deus renovará as nossas relações.
(Papa Francisco na basílica se São Paulo, 25/JAN/2016)


2 comentários:

  1. Isso é muito certo, desde que não neguemos nossa fé para agradar as pessoas de outras religiões. E se existem tantas seitas heréticas, que são hoje eufemisticamente chamadas de "irmãos separados", é porque esses irmãos optaram pela divisão, escolheram a desobediência. A Igreja sempre esteve aberta a volta dos filhos pródigos, mas não pode também obrigá-los a voltae para a verdadeira e única casa. Rezemos por eles.

    Heitor

    ResponderExcluir
  2. Sim. Esse papa é santo.

    ResponderExcluir