05/FEV: Pe. Pedro Arrupe (1907-1991), profeta e santo...

Tan cerca de nosotros no había estado el Señor, acaso nunca; 
ya que nunca habíamos estado tan inseguros...

É difícil falar pouco desse profeta basco, médico, jesuíta, provincial da Província do Japão, e eleito Padre Geral em 1965, quando terminava o Concílio Vaticano II. Em 1981, quando ele voltava da Ásia, sofreu duas tromboses, prejudicando gravemente sua fala. Pediu renunciar ao Governo Geral da Companhia de Jesus, mas o Papa João Paulo II só o permitiu em 1983. Foi “Padre Geral” durante 18 anos. Este “santo” homem, após ser purificado pela incompreensão interna da Igreja, partiu para a casa do Pai em 1991.

O Padre Arrupe encarnou o espírito do Concílio Vaticano II, traduzido profeticamente pela 32ª Congregação Geral da Companhia de Jesus, 1973: "A Missão da Companhia de Jesus, hoje, é o serviço da fé, do qual a promoção da justiça constitui uma exigência absoluta" (CG 32, d. 4, nº 2). Isto trouxe um mar infinito de incompreensões da Curia Vaticana de então. 

Seu amor pelos empobrecidos nasceu quando estudava Medicina em Madri. Desde cedo, quis ser missionário no Japão. Quando a bomba atômica explodiu sobre Hiroshima, 1945, ele era Mestre de Noviços naquela mesma cidade... Com os olhos estarrecidos e o coração comovido tentou aliviar o sofrimento dos corpos e das almas dos que viveram tamanha agressão. Com o passar do tempo, esta bomba se converteu em uma explosão simbólica de uma nova era na Igreja e na Companhia.

O Pe. Pedro Arrupe merece muitos adjetivos: missionário, mensageiro da esperança, corajoso, otimista, místico... Foi eleito Pe. Geral aos 58 anos e soube animar e desafiar seus companheiros espalhados por todo o mundo, para viver com maior simplicidade o Evangelho de Jesus. Foi um profeta para os jesuítas e para a própria Igreja. Ele sentia-se profundamente enraizado na Igreja, e por isso também irmão de todas as pessoas com suas religiões. 

Em 1979 ele criou o Secretariado Jesuíta aos Refugiados que atende hoje a mais de 300.000 pessoas em acampamentos de refugiados.

Quando renunciou, inválido pela doença, se sentia estar totalmente nas mãos do Senhor. Esperamos ansiosamente sua canonização! 

Padre Pedro Arrupe rogai a Deus pelos perseguidores da Igreja e da Companhia...

5 comentários:

  1. Talvez não devesse, mas vou falar: Essa noite tive um sonho, vi um sacerdote vestido de branco (conhecido), ele estava atrás de uma pequena arvore, extremamente seca, com os galhos finos voltados para o alto, como um cabelo arrepiado, entre seus galhos, havia, parecia uma hóstia, do tamanho de uma bola de golfe, ela tinha duas cores: amarelo escuro nas bordas, depois uma segunda volta numa cor marron grená, e bem no centro escrito em negrito eu. Esse eu, se referia a ele mesmo. Olhei fixamente para esse quadro que se me apresentava, me retirei dali e segui caminho, mais à frente, encontrei um monte de destruição, como se tivesse ocorrido um terremoto, casas destruidas, era um monte de entulhos para todo lado, quando fui passar num lugar, dei de frente com uns fios de alta tensão, pensei comigo, se tocar vou morrer, mas, mesmo assim, tentei passar por eles, não consegui, tomei um choque, pequeno, ouvi até o barulho dos fios alguns raios de luz saída deles, não me feriu, nem tão pouco morri, rsss...mas, resolvi não arrebenta-los para passar e voltei após ficar pensando por alguns minutos, acordei....Agora após ler essa postagem, vejo a árvore do meu sonho dessa noite, como uma mão seca...só não entendo as cores da hóstia: Marron grená, amarelo ouro bem forte, e a escrita dentro dela EU em negrito, se referindo ao dito sacerdote, hoje, assisti a missa pelo santuário da vida em intenção dele e de mim também claro, já que foi a minha mente que trouxe à tona....

    ResponderExcluir
  2. Que beleza de história de vida!
    Obrigada por me apresentar a este santo de nossos tempos!

    ResponderExcluir
  3. O Papa Francisco em seus trabalhos apostólicos nas periferias de Buenos Aires, quando era bispo e atualmente quando na surdina da noite sai em busca de confortar os moribundos nas ruas de Roma, com certeza o Pe. Arrupre sj, é sua fonte de inspiração.(DMA)

    ResponderExcluir
  4. Isso tudo é mentira, dizem que ele era um grande rebelde e trouxe muito sofrimento e crise para a à Companhia de Jesus. Deus queria quesse homem nunca seja canonizado
    João dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já pensou que vc pode estar errado? Quem envenenou seu coração?

      Excluir