Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope encontra o Papa Francisco...

Sua Santidade Abuna Matthias I, Patriarca da Igreja Ortodoxa Etíope...

O Patriarca da Igreja Ortodoxa  Etíope, Sua Santidade Abuna Matthias I, esteve em Roma para um encontro com o Papa Francisco. O encontro teve lugar no dia 29/FEV. O Patriarca também visitou o túmulo do Apóstolo Pedro.

O primeiro grande evangelizador dos etíopes foi São Frumêncio, um sírio-greco-fenício nascido em Tiro. Frumêncio, ordenado Bispo por Santo Atanásio de Alexandria, dirigiu-se à Etiópia, para promover a evangelização do país.

A Igreja Ortodoxa Etíope pertente à “família” das Igrejas Ortodoxas Orientais. Esta Igreja, única no gênero, manteve diversas práticas judaicas (circuncisão, alimentos kosher, observância do Shabbat e do Domingo). A Liturgia etíope é de origem alexandrina (copta) e é influenciada pela tradição siríaca.

Na espiritualidade ortodoxa etíope há uma forte tradição monástica. A Igreja conta hoje com mais de 35 milhões de seguidores.
As relações da Igreja Ortodoxa Etíope com a Igreja Católica são cordiais e estão se intensificando. Nos une uma só fé, um só batismo, um só Senhor e Salvador Jesus Cristo, pelo qual somos irmãos e irmãs em Cristo. Hoje o sangue de tantos mártires, pertencentes a tantas Igrejas, é semente da unidade dos cristãos... disse o Papa Francisco.
Todos cabemos no modelo de uma Igreja verdadeiramente católica com suas diversidades.
A história que um dia nos separou, agora parece nos unir!

Um comentário:

  1. É revelador que muitos que celebram a aproximação com as demais Igrejas Cristãs tradicionais são os mesmos que fomentam um cisma e caça às bruxas na Igreja Católica com suas ideologias de esquerda e exóticas "teologias" impostas em um "reformismo" autocrático ...

    ResponderExcluir