4/MAR: São João de Brito SJ (1647-1697)...


João de Brito nasceu em Lisboa/Portugal. O pai foi fidalgo e Governador do Rio de Janeiro. Entrou na Companhia de Jesus, e aos 26 anos de idade partiu como missionário para a Índia, onde trabalhou com os párias, os mais desprezados daquela sociedade; para ganhar os brâmanes, se vestiu como um deles e aprendeu sua língua e costumes.

Pouco depois, João de Brito chegou ao reino Maravá, onde os cristãos eram mais perseguidos. Alí, foi preso e torturado por vários dias; depois de solto, os cristãos o tiveram como um mártir vivo de Jesus. A pedido do Pe. Provincial, voltou para Portugal passando por Salvador/BA. Pouco depois, 1690, João de Brito voltou para a sua querida Índia, onde evangelizou e batizou um príncipe desse Reino. Ao saber disto, o rei ficou furioso, e mandou destruir tudo o que era dos cristãos; João de Brito foi preso, decapitado e esquartejado.

Logo se espalhou a notícia de que morrera um santo. O local onde foi executado, passou a ser um lugar de oração e peregrinação.

João de Brito foi beatificado pelo Papa Pio IX, 1853, e canonizado por Pio XII, em 1947.

São João de Brito rogai pelos cristãos da Índia, e por todos nós!

Uma pergunta: Você já foi perseguido por causa da sua fé em Jesus?

Um comentário:

  1. Dia de S. João de Brito é o dia em que a "viva alma mais honesta destepaiz" foi se encontrar com o juiz mais decente do Brasil.
    Pena que os esquerdistas se esquecem de falar de política nesses dias.

    ResponderExcluir