26/ABR: Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho...

Mística não é para compreender mas para sentir e experimentar...

Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho... A história dessa devoção tem a ver com a volta dos jesuítas ao Brasil, depois da expulsão feita pelo Marques de Pombal, em 1759. Essa expulsão encontrou dois jesuítas, irmãos de sangue, Miguel e José de Campos Lara, na Itália. O Pe. José alimentava o desejo de voltar ao Brasil, principalmente depois que o Papa suprimira a Companhia de Jesus em 1773.

No ano de 1785, passeando o Pe. José por uma praia deserta em Civiltà-Vécchia, se encontrou com um jovem que lhe ofereceu um quadro representando a Mãe do Bom Conselho, réplica daquele do século XIII venerado na cidade de Genazzano, e lhe pediu que o levasse para o Brasil e, no lugar onde o quadro estivesse, os futuros padres da Companhia de Jesus restaurada abririam um grande colégio, e seria o início de um renascimento da Congregação.

O Padre Campos Lara dirigiu-se, pois, ao cais e encontrou um navio saindo para América e o seu capitão concordou em aceitá-lo como passageiro gratuito.

O navio chegou a Santos/SP, e daí o Padre José dirigiu-se com o seu quadro para a sua cidade natal, Itu /SP. Seus pais, já falecidos, haviam lhe deixado de herança uma chácara, na qual ele ergueu uma capela para venerar a imagem de N. S. Mãe do Bom Conselho.

No dia 07 de agosto de 1814, o Papa Pio VII restaurou a Companhia de Jesus e esta voltou ao Brasil em 1841. Anos após o falecimento do Padre Campos Lara, a chácara foi doada à Companhia de Jesus e, nesse local, em 1868, foi erguido o colégio São Luis Gonzaga.

Em 1872, o quadro da Mãe do Bom Conselho foi entronizado no altar-mor da nova igreja, anexa ao colégio. Em 1918, o colégio foi transferido para a cidade de São Paulo, na Av. Paulista, e com ele foi também o bendito quadro.

Tempo depois, os jesuítas já eram em número suficiente para se tornarem uma província e assim que o fizeram a dedicaram à Nossa Senhora Mãe do Bom Conselho. 

Hoje, aquele quadro que o Pe. Campos Lara recebera misteriosamente na Itália se encontra numa capela interna do edifício atual do Colégio São Luís/SP.

O quadro de Nossa Senhora mostra a Virgem Maria carregando o menino Jesus e colando seu rosto ao dele, como que ouvindo um conselho.

O que será que o Menino Jesus cochicha no ouvido de Nossa Senhora? 


3 comentários:

  1. "Salve a Santa Mãe! Que Elacontinue protegendo e aconselhando os queridos amigos SJ!"

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o menino Jesus está dizendo no ouvido da Mãe: meus companheiros jesuíta são fantásticos!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho, Pe Ramon, que ambos estão falando sobre todos nós, para que permaneçamos firme no seguimento e no serviço.
    Mãe querida, rogai por nós!

    ResponderExcluir