O nosso colégio São Luís/SP se posiciona a favor do diálogo...


O Colégio São Luís, 149 anos, enviou um email para os pais de seus alunos no qual ressalta a importância do diálogo e da tolerância nas discussões sobre a atual crise política vivida pelo país. O texto, assinado pela diretoria da escola, pede responsabilidade e respeito no convívio entre pessoas de opiniões diferentes e afirma que conflitos de ideias não podem ser transformados em ódio.
Vamos aproveitar a oportunidade que a história nos oferece: sejamos políticos! Busquemos informações e reflexões, tenhamos consciência de que a democracia se faz com responsabilidade e respeito (...). Educar tem a ver com esse gesto político de construção e de convívio. Somos todos convidados a essa bonita tarefa: sermos políticos convivendo e aprendendo com o diferente, diz o email.
Sônia Magalhães, diretora geral do colégio, diz que o seu objetivo é tentar apontar um caminho alternativo para lidar com as intensas discussões provocadas por temas como o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a Operação Lava-jato.
Em tempos de tanta polarização consideramos importante apontar para um caminho diferente.
O colégio caminha no sentido contrário de muitas outras escolas privadas que procuram evitar discussões sobre política. O colégio São Luís aborda a política em sala de aula como um exercício de convivência. O tema é parte integrante da formação dos alunos como cidadãos. Trabalhamos política como exercício de vida e convivência entre cidadãos que buscam o bem comum da sociedade.
Independente do posicionamento a favor ou contra a saída de Dilma Rousseff da presidência da República, o Estado não pode ser jogado “na vala comum da corrupção”. É preciso reconhecer seu papel na manutenção do convívio pacífico, na produção da justiça e no direcionamento do país, em seu desenvolvimento econômico e na construção de condições de bem-estar social.

A repercussão do e-mail foi positiva entre pais e alunos.

0 comments:

Postar um comentário