Cremação ou sepultamento?...



Até faz pouco tempo, a cremação, esse processo de redução do morto para cinzas utilizando altas temperaturas e fogo, era coisa de pessoas materialistas ou agnósticas. A igreja católica abriu-se para essa possibilidade, e hoje na Espanha ou na Itália, países de tradição cristã, mais de 20% dos falecidos são cremados, e não enterrados. A primeira cremação que vi foi a de minha saudosa mãe.

Contudo, pairam ainda algumas perguntas e bastantes preconceitos sobre essa forma de despedir os mortos.

É bom saber que os judeus, cristãos ortodoxos e muçulmanos não aceitam a cremação no sepultamento dos falecidos. A igreja católica e outras protestantes históricas não colocam nenhuma objeção à prática crematória.

A cremação pode levar de duas a cinco horas à temperatura de entre 400°C a 1.200°C. Soube que no Brasil tem um custo variável entre R$ 5.000 e R$ 9.000, variando tais despesas de acordo com o modelo do caixão, flores, local e duração do velório.

A família nunca presencia o ato da cremação dos restos mortais, embora possa acompanhar a colocação da pessoa falecida na câmara crematória.

Após a cremação, as cinzas são colocadas numa urna podendo, posteriormente, serem depositadas no cemitério, espargidas em um jardim, ou jogadas no mar.

As pessoas recorrem a este procedimento por ser mais ecológico, menos traumático e também mais barato.

E você o que pensa: Cremação ou sepultamento?


3 comentários:

  1. Cremação! Depois de doados todos os órgãos possíveis...

    ResponderExcluir
  2. Cremação! Depois de doados todos os órgãos possíveis...

    ResponderExcluir
  3. A princípio eu era contra a cremação, pois creio que a natureza deve fazer a sua parte. Porém depois da morte de um parente e a participação na exumação dos restos mortais em uma daquelas gavetas do cemitério (não era jazigo perpétuo) para translado para um ossuário, mudei de ideia. O coveiro abriu o caixão, depositou os ossos na urna e varreu todo o pó que já foi carne e colocou no saco de lixo. Depois foi uma burocracia para levar os ossos para o ossuário. Assim, cremar me parece mais digno, e porque não, ecológico, em situação de cidades superpopulosas.

    ResponderExcluir