Dia 5/JUN: Santa Elizabeth Hasselblad (1870-1957) da Suécia...


A Suécia não é terra de santos! Os católicos são uma minoria no meio dos luteranos. Mesmo assim, uma delegação ecumênica da Suécia estará presenta na Praça São Pedro no próximo dia 5/JUN para a canonização de Elizabeth Hasselblad, fundadora da Ordem do Santíssimo Salvador de Santa Brígida. Ela foi beatificada pelo Papa João Paulo II na Praça São Pedro no ano 2000.

A Diocese católica de Estocolmo está organizando uma peregrinação a Roma com cerca de 250 peregrinos provenientes de toda a Suécia, diz o site do Conselho das Igrejas Suecas. Na delegação, estarão presentes um grupo de parentes da nova santa e representantes da cidade de Herrljunga, onde Hasselblad nasceu, em uma numerosa família luterana. 

A Missa presidida pelo Papa Francisco será transmitida ao Vivo pelo segundo canal da televisão estatal sueca. 

Emigrada, aos 18 anos, no Estados Unidos, trabalhou como enfermeira em favor dos mais vulneráveis de Nova Iorque. Em 1902 converteu-se ao catolicismo e no ano seguinte transferiu-se a Roma, onde em 1911 fundou a Ordem Salvatoris S. Brigidae, ramo da  Ordem desejado por Santa Brígida em 1300.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a Ir. Elizabeth escondeu muitos judeus, gesto pelo qual recebeu o título de “Justa entre as Nações” do Estado de Israel.

Que uma pessoa sueca seja canonizada é um fato muito raro, lê-se no comunicado do Conselho de Igrejas. A última vez remonta a 1391, quando Santa Brígida foi canonizada pelo Papa Bonifácio IX.

A Ir. Elizabeth Hasselblad faleceu em Roma em 1957; beatificada pelo Papa João Paulo II, no ano 2000 e, agora, canonizada pelo Papa Francisco no dia 5/JUN/2016.


Sejamos todos ecumênicos!


0 comments:

Postar um comentário