Consultoria feminina começa a ganhar vida no Vaticano....

Ontem choveu no futuro... (M. de Barros) 

Os primeiros passos da presença feminina no Vaticano começaram a ser dados.  O Pontifício Conselho para a Cultura instituiu uma Consultoria Permanente formada somente por mulheres. Esse organismo reuniu-se, pela primeira vez, no dia 28/JUN/2016. Diversas mulheres convidadas ofereceram idéias sobre as atividades desse dicastério. Não foi, pois, uma consultoria decorativa, mas se vislumbraram novos horizontes nessa terra exclusiva dos homens.

O cardeal Ravassi disse: Estou convencido de que é absolutamente necessário esta presença feminina, e que entre no mérito das questões.

No mundo da cultura, por exemplo, entra o esporte. O esporte tornou-se uma espécie de ‘esperanto dos povos’ e também um dos fenômenos nos quais se reflete parte da nossa vida. Como todas as coisas, o esporte também tem o lado bom e o mau. O lado bom é evidente; o outro precisa ser pensado e melhor elaborado. O que fazer com o doping, a corrupção, a violência e o racismo nos estádios?

Atualmente, o grupo é só de mulheres católicas, mas já estão pensando abri-lo para a dimensão ecumênica, e até inter-religiosa. Provavelmente esta proposta passará aos outros dicastérios da Cúria Vaticana. Esperemos que, com o tempo, sejam criados ministérios, funções e responsabilidades, onde as mulheres ocupem postos de governo.  

Dá para imaginar aonde isto pode chegar? 

0 comments:

Postar um comentário