Beatificação de Mama Antula (1730-1799): propagadora dos Exercícios inacianos...

 Não preciso do fim para chegar... (M. de Barros)



Ontem, 27/AGO, em Santiago del Estero/Argentina, foi a cerimônia de Beatificação de Maria Antônia de San José, conhecida como Mama Antula, assim chamada carinhosamente pelos indígenas “Quéchuas”.

Esta Beatificação tem relação íntima com a Canonização próxima do “Cura Gaucho”, José G. Brochero (1840-1914), também argentino, e que será realizada no Vaticano no próximo dia 16/OUT. De fato, também ele foi marcado por um profundo espírito missionário e pela proposta dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, como método de conversão e de encontro com Deus. Mama Antula abriu o caminho missionário, depois percorrido pelo Padre Brochero.

Mama Antula e o Cura Brochero são duas figuras que representam a dimensão missionária da Igreja. O padre, representado sobre uma  mula, demonstra que a espiritualidade inaciana é baseada na ação. Mama Antula costumava dizer, sobre a sua missão: “Ide até aonde Deus não é conhecido”.

Com coragem e fé, após a expulsão dos jesuítas das terras americanas pelo Rei da Espanha Carlos III, esta jovem mulher de uma família rica de Santiago del Estero, se comprometeu em continuar a divulgar os exercícios espirituais inacianos.

Com o hábito preto dos Jesuítas, descalça e apenas com um crucifixo de madeira, junto com outras leigas, que como ela se consagraram a Deus e à missão, Mama Antula percorreu toda a região de Tucumán, norte da Argentina, propagando os Exercícios Espirituais Inacianos. Às vezes, era insultada, apedrejada, considerada “louca e bruxa” e acusada de ser “um jesuíta mascarado”.

Mulher extraordinária e corajosa, passou pela argentina fazendo o bem.

Oxalá os que experimentamos um dia a graça dos Exercícios Espirituais possamos viver com alegria nossa vocação e colocar-nos humildemente a serviço dos outros.


4 comentários:

  1. Salve Maria,Pe.Ramon Cigõna,SJ.
    Viver unido(a) a Deus exige HUMILDADE,Amor ,Fé!
    Também exige muita Coragem para nunca!!!desistirmos daquilo que realmente é o VERDADEIRO,daquilo que nos coloca de encontro íntimo com Deus.
    Digo coragem,por experiência própria....
    Ter coragem com docilidade,com convicção e muitas!!!vezes,submissão a certas pessoas e situações,é AMAR de Verdade o Criador Deus Pai.
    Quando temos certeza absoluta do que é o BEM Verdadeiro,discernindo sobre o Falso BEM,o caminho para o Céu não tem mais volta.É um único Caminho.
    Com os Exercícios Espirituais nos fortalecemos,nos unimos inteiramente a Deus,pois no Silêncio,somos capazes de nos desapegar até do que Deus nos deu:O Dom da fala.
    Passamos a ouvir,a escutar Deus nas Obras da Criação.Ouvir,escutar SEM falar!
    Passamos a ver,sem falar....
    Podemos Viver assim....falar o essencial no momento certo!
    Muitas vezes,erramos....
    Mas o importante é PERSISTIR!nos Exercícios Espirituais de Sto.Inácio de Loyola.

    ResponderExcluir
  2. Uma Jesuíta mulher! Oportuna beatificação em tempos de reflexão e discernimento sobre o papel das mulheres na Igreja, como topou fazer o Papa Francisco com relação às mulheres enquanto diaconisas.

    ResponderExcluir
  3. Em tempo. A espiritualidade inaciana não é missionária por uma exigência exterior. A missionariedade brota do agradecimento livre e generoso de quem foi "ferido e sem cura de amor por Deus". Se não encarnamos a dimensão missionária de nossa fé, cabe avaliarmos se fomos de fato alcançados pelo amor inflamante de Deus. A natureza do fogo é propagar-se. A do cristão é incendiar o mundo com o fogo do amor serviço.

    ResponderExcluir