Corrupção, poder e dinheiro…


o     
o     
A corrupção, por desgraça, paira em todos os países e culturas e surge como um problema político, econômico, social, cultural e também até religioso. É uma vergonha o que vemos e escutamos todos os dias nos meios de comunicação social. Se não acabamos com esse vírus maléfico, ele acabará liquidando o sistema de convivência e de crenças que temos. Não há nenhum futuro na corrupção!
A queda dos grandes Impérios aconteceu pela corrupção dos seus governantes. Para os cargos de poder escolhemos, por desgraça, pessoas mais interessadas em si mesmos do que em servir o Estado e seus cidadãos. Não nos governam os mais competentes, mas os mais desonestos.
O decisivo não é castigar os casos de corrupção, mas cortar pela raiz esse tamanho latrocínio anti-social. Quando usamos o poder para incentivar o nosso lucro, nos desumanizamos e o sistema social adoece e apodrece. Os maus nunca tiveram amigos, mas cúmplices.
Levamos décadas, talvez até séculos, vendo massas sobrantes sobreviver por pouco tempo. A designação a dedo para cargos públicos, não valoriza a democracia, pelo contrário, a destrói. Uma sociedade mais justa e igualitária se faz com competências e não com favoritismos.

Eu me pergunto o que fizemos do Evangelho de Jesus? Alguns dos nossos governantes e até pastores vivem mais interessados em assegurar seu status, poder e dinheiro do que em servir realmente os outros. A honestidade é uma qualidade que só os humanos podem ter.

E eu me pergunto: O que fazer para não sermos seduzidos e corrompidos? 


Um comentário:

  1. a corrupção começa qdo fechamos os olhos para nossos próprios defeitos.

    ResponderExcluir