Palavras inspiradas do Papa Francisco...


Da coletiva de imprensa do Papa Francisco no voo de volta da Polônia...
Pergunta: Os católicos estão chocados depois do bárbaro assassinato do padre Hamel [degolado em plena missa, em Rouen, França]. O senhor nos disse que todas as religiões querem a paz, mas ele foi morto em nome do Islã. Por que, quando fala de terrorismo, o senhor nunca pronuncia a palavra "Islã"?
Papa Francisco: Eu não gosto de falar de violência islâmica, porque, todos os dias, quando eu folheio os jornais, vejo violências aqui na Itália: tem aquele que matou a namorada ou a sogra, e estes são violentos católicos batizados. Se eu falasse de violência islâmica, também deveria falar de violência Católica?
Os islâmicos não são todos violentos. É como uma salada de frutas, existem os violentos nas religiões. Uma coisa é verdade: em quase todas as religiões, sempre há um pequeno grupinho fundamentalista. Nós também temos. E, quando o fundamentalismo começa a matar - pode-se matar com a língua, diz o Apóstolo Tiago, não eu, e pode-se matar com uma faca - não é justo identificar o Islã com a violência.
Eu tive um longo diálogo com o grande imã de al-Azhar [universidade egípcia]: eles buscam a paz e o encontro. O núncio de um país africano me dizia que, na capital do seu país, sempre há uma fila de pessoas para passar pela Porta Santa, e alguns se aproximam dos confessionários. Mas a maioria segue em frente para rezar no altar de Nossa Senhora, e há muçulmanos que querem fazer o Jubileu. Quando eu estive na África Central, fui ao encontro deles, o imã subiu no papamóvel. É possível conviver bem. Há grupinhos fundamentalistas.
Pergunto-me: quantos jovens, europeus, vazios de ideais vão ao encontro das drogas, do álcool ou vão lá e se alistam [nos grupos terroristas].
Sim, podemos dizer que o chamado Isis é um estado islâmico que se apresenta como violento, porque, como carteira de identidade, nos faz ver como degolam os egípcios. Mas esse é um grupinho. Não se pode dizer, não é verdade e não é justo dizer que o Islã é terrorista.
Pergunta: Além das orações e do diálogo, que iniciativa concreta pode ser tomada para combater a violência islâmica?
Papa Francisco: O terrorismo está por toda a parte. Pense no terrorismo tribal de alguns países africanos. O terrorismo cresce quando não há outra opção. Agora, vou dizer algo que pode ser perigoso... Mas, quando se coloca no centro da economia mundial o deus dinheiro, e não o homem e a mulher, esse já é um primeiro terrorismo. Você expulsou a maravilha da criação e colocou o dinheiro no centro. Esse é um primeiro terrorismo de base...
E você o que pensa?...

Um comentário:

  1. Salve Maria,Pe.Ramon Cigõna,SJ.
    O Papa Francisco é simplesmente,encantador!!!È um Franciscano de Coração!
    Quanta Bondade,quanta sabedoria!
    Concordo com as palavras dele.
    "O terrorismo cresce quando não há outra opção".

    ResponderExcluir