Viva, pois, o seu gênero…

Eu não sei por que a nossa hierarquia chega, quase sempre, a última na linha de chegada. Às vezes, a prudência é inimiga da caridade.
Sei que alguns bispos acham uma aberração esta questão do “gênero”, o das pessoas escolherem como querem ser e viver, e não percebem que o modelo que temos de dois sexos definidos se esgota na sua agressividade, manipulação e exclusão. São bastantes as pessoas que querem ser como podem e não como os outros querem.
A professora universitária Judith Butler ajuda a pensar e a superar os limites estreitos da cultura dominante. Ela atrai multidões com suas palestras questionadoras e libertadoras propondo uma sociedade onde caibam todos, e não apenas alguns.
Butler, professora de literatura comparada e filósofa, propõe desconstruir os conceitos de sexo, gênero e desejo, para entendê-los como construções pessoais e não apenas culturais, de modo que ninguém se sinta formatado no seu modo de ser e de viver. Sua tese: O gênero é uma atuação repetida e obrigatória de uma cultura dominante... Depois, abre outras possibilidades de vivência humana às quais não estamos acostumados.
Ela questiona sem pudor as normas culturais impostas e sobrepostas forçadamente às pessoas. As definições cartesianas são excludentes, e fazem com que a vida seja menos visível, diz ela. A vida seria  melhor se não fôssemos tão limitados por categorias que não funcionam... Na vida nada é anômalo ou irregular. Desse modo o ser humano respirará melhor e andaria mais tranquilo pela vida.
Lembro que falando com uma pessoa “diversa” sobre o humilhante que seria a penetração anal discordou tranquilamente de mim dizendo apenas: Por quê?
A senhora Butler abre totalmente o horizonte do pensamento e do dissenso, da liberdade e do viver: A política de gênero e os direitos sexuais me parecem importantes para as pessoas serem reconhecidas e deixem de viver uma vida precária e escondida.
Não só a questão do gênero entra em crise, mas também as leis migratórias injustas ou racistas, a agressão e a exploração, e até a violência policial. Todas as pessoas têm direito a ser o que elas desejam ser e viver. Isto, que parece ser contra a natureza, parece até ser mais humano e conforme com a Boa Nova do Evangelho.
Há um terrorismo cultural sexista que mata, e que envia uma mensagem subliminar explícita: subordina-te ou morre!
Há muito trabalho por fazer: Como entender o terror sexual dominante? Como isso se relaciona com a dominação e o extermínio?
Eis o que alguém recomenda até que esta proposta não seja mais socializada: Não julgue, apenas aceite. Se errar, peça desculpas. Não dê opinião onde não é chamado e não faça perguntas indelicadas, todo mundo tem direito à privacidade e ao respeito. Não use a religião como argumento sobre o que eles devem ou não devem ser; fique na sua, aceite o diferente. Se não gosta, saia de perto, mas não machuque, apenas fique neutro.
O mundo já tem suicídios demais, homicídios demais, intolerância demais. Acabar com isso, faz a diferença. 
E fica minha pergunta: Você gostaria de completar estes pensamentos?

4 comentários:

  1. Se cada pessoa pode escolher o seu gênero, logo existem tantos gêneros como existem pessoas, o que é ilógico tendo em vista a realidade objetiva da natureza humana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A realidade objetiva da natureza humana tem dentro de cada SER Humano uma "carga"cromossômica,genética!Não se trata de ESCOLHER.Trata-se de SER o que é desde a Vontade de DEUS .aceitar e ser feliz assim!

      Excluir
    2. Acho que a lógica da vida não nos é acessível. Menos ainda a do amor. Mas onde há amor verdadeiro, minha fé diz que Deus aí está. Saudações! Patricia

      Excluir
  2. Salve Maria,Querido P.Ramon Cigõna,SJ.
    Gostei muito!!!desse texto que o senhor escreveu.
    A pessoa que fez a proposta que o senhor escreveu aqui é sábia!!!E concordo com ela(e).
    Penso e creio que todo!!!ser humano deve ser respeitado.Deus nos deu o livre arbítrio.As pessoas tem o DEVER de buscarem suas FELICIDADES,tem o Direito a viverem SUAS vidas.Cabe a cada um de nós ter o Discernimento Espiritual para melhor viver.Deus é o PAI de todas as criaturas.Mas DEUS não é religião que pune ,quecastrar as pessoas.,tornando-as infelizes.Deus quer AMOR,UNIDADE!Cada pessoa pensa,sente,age conforme a SUA Consciência.A relação entre cada SER e DEUS é ÙNICA.A Vida é ÚNICA!
    Não podemos e nem devemos ser tão escrupulosos com relação a esse assunto tão polêmico.Deus fez e faz TUDO!!!Perfeito.Deus criou cada Criatura como ELE!!!quis.Somos diferentes entre nós,até mesmo os irmãos gêmeos são diferentes entre si.Digo isso,por experiência própria.Portanto,a relação
    entre DEUS e cada ser é ÙNICA.Eu,Ceres,nasci mulher.Sou mulher!Desejos e vontades femininas.Mas o outro,nasceu homem ou o outro(a)pode ter nascido com ambas características femininas e masculinas.Deus quer UNIÂO entre as pessoas.Assim,como num belo jardim,há flores de todos os tipos....e cada uma é bela a sua maneira.Cada um é reflexo de DEus!

    ResponderExcluir