Dia 21/SET: São Mateus apóstolo...

Vocação de São Mateus  é uma pintura realizada pelo pintor barroco, italiano, Caravaggio  (1571-1610), em 1600, e está na igreja de San Luigi dei Francesi/Roma.
A pintura retrata o chamado de Mateus (Mt 9,9): Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu...
A tela tem dois planos paralelos: o superior, ocupado só por uma janela, e o inferior, que representa o momento que Cristo apontando Mateus o chama. Mateus está sentado frente a uma mesa com um grupo de pessoas, todas elas vestidas como os contemporâneos de Caravaggio. Uma cena de taverna. 
Jesus, acompanhado por Pedro (a Igreja), traz a luz verdadeira a este espaço escuro dos angariadores de impostos. No meio da penumbra cortada por raios de luz branca, emergem gestos, mãos, parte da roupa, deixando quase invisível o resto.
Uns enxergam uma presença misteriosa, mas não reconhecem o Cristo. Outros seduzidos pelo dinheiro nem o percebem... E, você onde está?
Uma pergunta: Quem é Mateus para você?

NR. Num dia como hoje, 21/SET/1962, eu fazia meus primeiros votos como jesuíta, no noviciado de Salamanca/Espanha. 

Um comentário:

  1. De este pasaje bíblico el Papa Francisco tomo su lema episcopal y de su pontificado: la misericordia ante todo: miserando atque eligendo... (R.S.G)

    ResponderExcluir