16/NOV: Mártires da UCA, em El Salvador (+1989)...


Em 1989 foram assassinados, por um pelotão das Forças Armadas de El Salvador, sob as ordens do coronel René Ponce (vergonha nacional!), e dentro da Universidade Centro-americana  (UCA), 6 padres jesuítas e duas funcionárias Elba Ramos e sua filha Celina Ramos. Seus nomes não podem ser esquecidos:

Padre Inácio Ellacuría sj: Reitor da Universidade. Um verdadeiro intelectual a serviço dos mais pobres. Ele dizia que fazia uma “filosofia da libertação”.
Padre Ignácio Martín-Baró sj: Vice-reitor acadêmico. Professor de Psicologia. Psicologia a serviço da libertação das pessoas.  
Padre Segundo Montes sj: Diretor do Instituo de Direitos Humanos da UCA.
Pe. Juan Ramón Moreno sj: Diretor da Biblioteca de teologia.
Pe. Armando López sj: Professor de filosofia.
Pe. Joaquin López y López sj: Fundador da Universidade Católica.

Jesuítas e colaboradores trabalhando e morrendo juntos, barbaramente assassinados dentro do Campus Universitário. Pessoas ignorantes e fundamentalistas quiseram silenciar e acabar violentamente com a inteligência e a bondade dos outros.  

Para os militares salvadorenhos esta comunidade de jesuítas era "perigosa", pois mantinha contatos acadêmicos, mas também com as populações marginalizadas e empobrecidas da capital. 

Este massacre causou uma onda de indignação no mundo todo e serviu para acabar com a a burrice da ditadura militar desse país. Em 2009 o Presidente civil salvadorenho Carlos Cartagena os condecorou com a Orden José Matías Delgado, de modo póstumo, A justiça nunca pode ser refém da política.

O sangue dos mártires é semente de novos cristãos! 

A nossa hierarquia "eclesial" ainda não sabe lidar muito bem com pessoas desse quilate. No início silenciaram, depois calaram, e quando falaram não disseram nada... Ainda esperamos que esses mártires da UCA sejam declarados santos. 

E oxalá a nossa bendita Companhia de Jesus não tenha medo de lutar sempre com palavras e obras pela fé e a justiça nas nossas cidades... 



3 comentários:

  1. Vale a pena ler o que um jesuita escreveu sobre sua comunidade da UCA. Estava viajando no dia em que este fato se deu. É um testemunho de uma pessoa que de fato assumiu o estar nop Reino e com Jesus lutar pelo Reino.

    ResponderExcluir
  2. Mas o que foi dito era que eles eram comunistas. Não sei se eram verdade. Disseram que Eram práticantes da heresia Teologia da Libertação, mas não sei se é isso mesmo. Claro que eles não merecem ser mortos, mas canonizados, já é demais. Se aquelas coisas forem verdade. Querer desprezar a "hierarquia eclesial" já mostra pra que veio. O fato é que não sou que Diz que são ou não Santos, mas sim, a Igreja católica, a Igreja hierárquica, Romana e Papistas, pois foi essa a Igreja que Jesus escolheu
    escolheu. Eu pergunto: esse mártires eram mártires do cristianismo ou do marxismo? Eu pergunto porque quando me vem amagem da teologia da Libertação, me vem a imagem daquelas pessoas que desprezam a Igreja, se acham escolhidos de Deus, mas pouco falam de Jesus ( pois seu foco é s revolução) Têm a maior boa vontade de dialogar com ateus e comunistas mas desprezam as "velhas beatas", rejeitam is rutuismos da "Igreja Romana" mas criam sua mística paupérristas, piegas e tosca, enfim. Se eles foremapenas bons católicos combatendo o capitalismo pela Igreja e por Deus, Têm minhas orações. Mas se não, como pode ser Santos? Por isso a nossa Igreja pode discernir melhor do que nós

    Heitor

    ResponderExcluir
  3. Aqueles que aderem a opção preferencial aos pobres tornam-se um perigo para os poderosos. Mártires de nossa época.

    ResponderExcluir