Dia 5/NOV: JORNADA DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES À COMPANHIA DE JESUS...

Neste mundo de relações interpessoais mais ou menos intensas, a “palavra” é de capital importância. Usamo-la de muitas formas: falamos, orientamos, rezamos... Ela pode ser “bendita” - bem dita - , ou “maldita” - mal dita - . O próprio Inácio de Loyola, depois de sua conversão, notava que as palavras que ouvia ou dizia tinham, muitas vezes, uma magia intrigante, sedutora e tocava o coração quando eram bem ditas.

Vivemos inundados pelas palavras. Muitas delas inúteis e vazias. Não é fácil encontrar palavras significativas e que tragam sentido à vida. Nossas palavras, geralmente, fazem muito ruído e produzem pouco fruto. As palavras humanas têm a força e a debilidade de quem as pronuncia.

Deus também fala. A Bíblia é testemunha dessas palavras. A Palavra de Deus tem a força de Deus.

Palavras humanas, palavras divinas... Umas são vento, outras evento, pois sempre realizam o que dizem. Deus não fala em vão. Suas palavras são como sementes carregadas de vida, por isso não só devem ser escutadas, mas também acolhidas e vividas. Quem assim viver, transforma-se e cresce.

O candidato à Companhia de Jesus é fundamentalmente um “ouvinte” da palavra interior de Deus, escutada mais com o coração que com os ouvidos. Deus fala, inquieta, propõe, chama e espera sempre uma resposta.

Sem ouvir nem entender a “palavra interior” de Deus, os jovens nunca se colocarão no caminho nem tomarão decisões importantes e significativas em sua vida.

Hoje, dia de todos os Santos e Bem-aventurados da Companhia, rezamos para que muitos jovens ouçam e respondam com generosidade à Palavra de Deus.

4 comentários:

  1. Que os jesuítas e vocacionados sejam sempre dóceis ao Espírito Santo e fortalecidos na caminhada - Que Maria coloque mais jovens na Companhia de Jesus. abraços

    ResponderExcluir
  2. Doce Companhia fundada pelo grandioso Santo Inácio, rezo para que torne a defender os pobres e a ensinar aos ignorante e a converter os incrédulos. Que essa jóia da igreja volte seus olhos e corações para a verdadeira ortodoxia e obediência, volte a ser a vanguarda da Igreja. Nunca a Igreja precisou tanto da Companhia, nunca a Igreja foi tão perseguida, nunca as heresias foram tão fortes... Rezo para que Deus salve a companhia trazendo Santos e piedosos jovens. Rezo também para que eu me converta e que Deus acerte a minha vida para que eu possa um dia finalmente servir a Deus e a Santo Inácio. Rezo para que eu aprenda a ouvir e discernir as palavras de Deus.
    Amem

    Heitor

    ResponderExcluir
  3. Que a graça e o amor de Deus inflame o coração e a vocação de cada vocacionado à SJ e que possam realizar os ideais de S. Inácio, sj. Sempre estaremos unidos no Espírito e em oração!!! AMDG (D.M.A)

    ResponderExcluir
  4. Rezemos por estes vocacionados. Que eles se entreguem ao serviço.

    ResponderExcluir