12/DEZ: Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira de América Latina...


Celebramos hoje a festa de Nossa Senhora de Guadalupe padroeira da Cidade do México (1737), do México (1895) e da América Latina (1945). Sua origem está na aparição de Nossa Senhora a um pobre índio da tribo Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin, em 1531.

Pelos relatos da época, uma "Senhora do Céu" apareceu a Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II, em 2002), e identificou-se como a mãe do verdadeiro Deus; fez crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais o pobre indígena devia levar ao bispo, como prova de que efetivamente Nossa Senhora lhe havia aparecido, e pedido construir uma capela naquele lugar. Como prova, Nossa Senhora deixou sua própria imagem impressa milagrosamente no manto do indígena, de péssima qualidade, feito a partir do cacto e que, pelas leis naturais, deveria se deteriorar em menos de 20 anos. E já se passaram mais de 4 séculos!

Em ampliações da face de Nossa Senhora, os seus olhos parecem refletir o que estava à sua frente: Juan Diego e o senhor bispo presentes. Oxalá estejamos sempre nas pupilas da Mãe de Jesus e ela nas nossas!

Eis o que aconteceu, segundo os relatos da época: Num sábado de 1531, princípios de dezembro, o índio Juan Diego ia, muito de madrugada, assistir as aulas de catecismo, e participar da Santa Missa. Ao chegar junto à colina chamada Tepeyac, Cidade do México, amanhecia e, foi então que escutou uma voz chamando-o por seu nome. Juan subiu ao cume daquele pequeno morro e, foi então que viu uma Senhora de sobre-humana beleza, cujo vestido era brilhante como o sol, e lhe disse com palavras muito carinhosas: "Juanito: o menor de meus filhos, eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Desejo vivamente que me construa aqui um templo, para nele mostrar e prodigalizar todo meu amor, compaixão, auxílio e defesa a todos os moradores desta terra e a todos os que me invoquem e em Mim confiem. Vá ao Senhor Bispo e lhe diga que desejo um templo neste plano. Anda e ponha nisso todo seu esforço".

Juan Diego retornou a seu povo. No dia seguinte, a Virgem lhe pediu que fora novamente falar com o bispo e lhe repetisse a mensagem. O bispo disse a Juan Diego que devia dizer à Senhora que lhe desse alguma sinal que provasse que era a Mãe de Deus e que era sua vontade a construção de um templo. De volta, Juan Diego achou Nossa Senhora e lhe narrou os fatos. A Virgem lhe mandou que voltasse no dia seguinte, e lhe daria o sinal. 

No dia seguinte, Juan Diego não pôde voltar para colina, pois seu tio Juan Bernardino estava muito doente. Era madrugada do dia 12 de dezembro. Juan Diego correu para conseguir um sacerdote para seu tio, pois estava morrendo. Ao chegar ao lugar, por onde devia encontrar-se com a Senhora, preferiu tomar outro caminho para evitá-la, mas Nossa Senhora saiu a seu encontro, e lhe perguntou aonde ia tão rápido. O pobre índio, envergonhado, lhe explicou o que ocorria. A Virgem disse a Juan Diego que não se preocupasse, que seu tio não morreria e que já estava são. Então o índio lhe pediu o sinal que devia levar a bispo. Nossa Senhora lhe disse que subisse ao cume da colina, onde acharia rosas; cortou quantas pôde, colocou-as no seu poncho e, confiante, as levou ao bispo. Uma vez diante de Dom Zumárraga, Juan Diego desdobrou seu poncho, caíram as rosas e no poncho estava pintada o que hoje se conhece como a imagem da Virgem de Guadalupe.

Vendo isto, o bispo levou o poncho do indígena, com a imagem da santa, à Igreja Maior e edificou uma ermida no lugar que lhe tinha dito o pobre Juan Diego...

É isso o que comemoramos neste dia: O amor de Deus manifestado maravilhosamente em Maria.

Mãe evangelizadora de América Latina rogai a Deus por todos nós.


Uma pergunta: Você sente a proteção maternal de Nossa Senhora?

4 comentários:

  1. Vou escrever as palavras da Mãe de Guadalupe em dois momentos de dialogo com Juan, porque são divinamente belas.
    Aqui, quando se apresenta a ele:
    "Fica sabendo e põe em teu coração, meu filhinho mais amado, que tenho a Graça de ser a Mãe
    Do Verdadeiríssimo Deus.
    DAquele por quem se vive.
    DO Criador das criaturas.
    Do Senhor de estar junto a tudo e a tudo abarcar.
    Do Senhor do Céu e da Terra.
    Ardo em desejo de mostrá-lO a vocês, de engrandecê-lO, de entregar-lhes a Ele; a Ele que é todo o meu amor, a Ele que é meu olhar compassivo, a Ele que é meu auxílio, a Ele que é minha salvação!"
    E aqui quando tranqüiliza Juan sobre a saúde de seu tio:
    "Ouve e entende, meu filhinho mais pequenino, que é nada o que te assusta e aflige. Não se turbe o teu coração! Não temas nem essa nem nenhuma outra enfermidade ou angustia! Acaso não estou eu aqui, eu que sou tua mãe? Não estás em minha sombra? Não sou eu tua saúde, a fonte de tua alegria? Que mais te falta? Por favor, que nada te angustie, te perturbe!"

    ResponderExcluir
  2. Rogai por nós santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de seu Filho Jesus...

    ResponderExcluir