8/DEZ: Imaculada Conceição de Nossa Senhora...

“...encontraste graça diante de Deus” (Lc 1,30)

Hoje a liturgia celebra a festa da Imaculada Conceição, dia que marca o princípio do caminho na vida de Maria, pleno e cheio de graça desde o “ventre santo” de sua mãe Ana. Celebra-se no dia 8/DEZ, isto é, nove meses antes da sua natividade, 8/SET.
  
O “dogma da Imaculada” não é absurdo nem se impõe à razão, mas ilumina também nossa vida: o que somos e devemos ser. O Verbo é concebido no que há de mais imaculado e íntimo no ser humano. E como em Maria, também nós temos algo de bom e de imaculado que continua clamando por Deus. Sim, todo ser humano é “capaz de Deus.

C. Peguy (1873-1914), poeta e escritor francês, dizia que “Maria é mais jovem que o pecado”. Há em todos nós alguma coisa de mais jovem e de mais profundo, anterior ao próprio entulho, que é a beleza original. Existe em nós uma realidade mais profunda que a nossa exterioridade, um sim mais coerente que os nossos “nãos”, uma inocência anterior às nossas ambiguidades... Precisamos encontrar esta confiança imaculada primordial.

Maria é o arquétipo da beleza imaculada, da pura confiança, do sim sem retorno a Àquele que É. Imaculada não só em sua Concepção, mas em toda sua vida pelo diálogo constante com Deus. Ela dialoga em nome de todos nós, homens e mulheres, rompendo a cadeia de mentiras, egoísmos e violências que se enraízam na nossa história. A Igreja se reconhece em Maria e quer ser também “imaculada”.

Maria Imaculada nos representa. Ela “desvela” nossa humanidade a Deus e “revela” Deus à humanidade. Ela é Arca de Aliança e Templo verdadeiro, espaço sagrado onde Deus fez a sua morada. 

Celebrar a “Imaculada Conceição” é recordar que Deus também nos habita misteriosamente desde o início da nossa concepção e deseja continuar se relacionando durante toda a nossa vida. Maria foi pura transparência, plenitude da graça (“cheia de graça”); nós somos graça velada e mistério limitado em busca da plenitude.

A festa da Imaculada Conceição leva-nos a pensar o que Maria foi e o que ainda nós podemos ser... 

Imaculada Maria de Deus, 
Coração pobre, acolhendo Jesus! 
Imaculada Maria do povo, 
Mãe dos aflitos que estão junto à cruz! 

Um coração que era Sim para a vida, 
um coração que era Sim para o irmão, 
um coração que era Sim para Deus, 
Reino de Deus renovando este chão! 

Olhos abertos pra sede do povo, 
passo bem firme que o medo desterra, 
mãos estendidas que os tronos renegam. 
Reino de Deus que renova esta terra! 

Faça-se, ó Pai, vossa plena vontade: 
que os nossos passos se tornem memória 
do Amor fiel que Maria gerou: 
Reino de Deus atuando na história! 

Para ouvir o canto CLIQUE AQUI

4 comentários:

  1. o que ainda nós podemos ser... deixar reacender a esperança...

    ResponderExcluir
  2. Gracias Padre; pensaba en la grandeza de María y lo contradictorio, "en su humildad. Por su humildad Dios se encarnó en ella".
    Y eso me llevó a meditar en un hombre, político de nuestro tiempo; el Presidente de Uruguay, José Mujica, él dice que no cree en Dios, pero "sí cree en todas las religiones", al final termina hablando de una "paloma, y del fuego que tiene dentro de su ser".
    ¿Por qué Padre, estas personas llegan a tanto poder, teniendo cero conocimiento de Dios...? Pero sin embargo con su ejemplo demuestran que en su actuar sí, demuestran ese buen obrar, el amor al prójimo, la preocupación por los que menos tienen,....
    Creo que en el cielo o en el infierno; según sea la situación de cada uno, nos encontraremos con grandes sorpresas.
    A Propósito de la humildad de la Santísima Virgen María.

    Bendiciones fraternas.
    ¡Que la Inmaculada nos ayude! Amén.

    ResponderExcluir
  3. Ola Padre Ramon!!!!! quanto tempo! Sou eu Baby filha do Antonio Lucio e Dulce! Que fantastico encontrar seu Blog pela Celeste! Moro fora do Brasil desde 1987. Tenho um filho de 24 anos! Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Que ela não deixe de olhar por suas filhas que tanto necessitam de acolhimento espiritual...

    ResponderExcluir