Pronto para a ruptura?


Há quem nos EUA já está convencido que a ruptura é inevitável, e só espera a hora de este homem dar o pulo. 

O cardeal Leo Burke goza de grande simpatia em determinados ambientes do catolicismo tradicionalista americano. E ele sabe disso.

Leo Burke nasce em Richard Center (Wisconsin), 30/JUN/1948. Frequentou o Holy Cross Seminar da pequena diocese de La Crosse (Wisconsin), e estudou na Catholic University of America de Washington. Depois foi a Roma, na Gregoriana, onde obteve o doutorado em Direito Canônico (1984).

Em 1994, João Paulo II o nomeia bispo de La Crosse, e em 2003 é nomeado arcebispo de Saint Louis. Ele deixa a arquidiocese em 2008, ao ser nomeado por Bento XVI  prefeito do Supremo Tribuna da Signatura apostólica.

Foi criado cardeal em 2010. Excelente "carreira eclesiástica", segundo os critérios do mundo.

Em 2014 o Papa Francisco o desloca da Signatura nomeando-o patrono da Soberana Ordem de Malta. Burke se ofendeu profundamente por sair do palco onde se encontrava.

Burke sempre fez com que se falasse dele. Na pequena diocese de La Crosse construiu um enorme santuário dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe. Recebeu numerosas críticas.

Em Saint Louis foi contestado pela maneira despótica de conduzir a arquidiocese. A poderosa rede católica Eternal Word Television Network (EWTN) apoiou-o incondicionalmente, com grande satisfação por parte dos conservadores católicos. A emissora é a voz de Burke e daqueles que não apreciam o Papa Francisco. O Papa é qualificado como aquele "latino-americano não ortodoxo”. Enquanto ele é o “modelo” dos "ultra-ortodoxos'. 

E aumenta a pressão para que Burke assuma abertamente essa a liderança dos tradicionalistas e enfrente publicamente o Papa.

Esperemos que o cardeal se mantenha humilde e manso no seu espaço eclesial e em comunhão com o bispo de Roma.


4 comentários:

  1. Rezemos pela unidade! Eu sinto como Inácio: "Acredito que o branco que eu vejo é negro, se a hierarquia da igreja assim o tiver determinado".

    ResponderExcluir
  2. Acho que o cardeal está errado, mas o que eu acho não tem a menor importância. Acho que Francisco está seguindo a estrada do Evangelho, e como tenho fé em Deus, acho que não seguirá desamparado. Como cristã, procuro seguir o caminho de Cristo, e minha fé diz que, depois de muitos anos, a Igreja finalmente segue sem medo os passos do Mestre. Se hoje a Igreja vai onde estão os perdidos, os abandonados, os marginalizados... ela está muito próxima dos passos de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Sim, eles tem um site em inglês com muita audiencia e muito bem feito.
    E o engraçado é que todos esses homens, doutores em Direito Canonico, são os mais conservadores e intransigentes...
    Ah! Não nos esqueçamos: temos o nosso Leo Burke também ;) Acho que se o Leo Burke partir para um cisma esse padre com canal de televisão e do interior do Brasil se junta a ele... rsrsrs
    Enfim, é triste mas não me choco. A Igreja de Deus continuará...

    ResponderExcluir
  4. Esperemos também que Francisco mantenha-se humilde diante de Jesus Cristo, apóstolos, santos e mártires da história da Igreja. E, que se for o caso, que seja verdadeiramente humilde como Bento XVI que renunciou.

    ResponderExcluir