15/JAN: Dia Mundial do Migrante e do Refugiado...


O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado é uma boa oportunidade para “lembrar aos distraídos” que esta realidade dramática existe.
Este dia é necessário e deve ser assinalado com maior ênfase nos países onde as pessoas andam mais ‘distraídas’ e ocupadas com coisas secundárias.
O Dia Mundial do Migrante e Refugiado foca, este ano, a realidade dos “migrantes menores de idade, vulneráveis e sem voz”. São tantos e tantas que precisam de ajuda!
A vulnerabilidade das crianças que nas movimentações e fugas se perdem das famílias que hoje são o foco eleito do nosso apelo. Os menores refugiados precisam de mais ajuda.
Em Lesbos, no campo de refugiados, alguém assistiu ao desespero de um pai e de uma mãe, porque na trajetória do barco uma parte da sua família desembarcou erradamente numa ilha, a meio do caminho. A burocracia e a dificuldade de reunir esta família em terreno seguro é inimaginável.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados atua em diversas regiões com refugiados, também em Sharia/Curdistão e desenvolve um projeto para os 'yazidis', investindo na sua “ocupação” e “formação”.
O contato com as populações, ouvindo cada pessoa é um drama interminável.
Hoje lembramos, rezamos e apoiamos todos os que foram forçados a sair um dia da sua terra. 


Um comentário:

  1. enquanto os homens forem separados pela cor da pele e pelo que possuem viveremos em guerras.de valores.e onde está a humanidade?o ser irmão.BASTA CHEGA DE DESIGUALDADE!

    ResponderExcluir