Jesus não é moralista...

E voltando-se para a mulher disse a Simão: Vês esta mulher?” (Lc 7, 44)

Muitas mulheres seguiam e serviam Jesus. Nesta passagem de Lucas, Jesus rompe com as convenções sociais e permite que uma mulher, considerada pecadora, chore aos seus pés e os enxugue com os seus cabelos, beijando-os e ungindo-os com óleo perfumado.

Simão o fariseu, anfitrião daquele jantar, fica surpreendido. Jesus diz-lhe: “Vês esta mulher?... O olhar de Simão julga e condena. O de Jesus acolhe e perdoa.

Jesus nos ensinará a não julgar, mas a incluir. Jesus não é moralista. Coloca no centro a pessoa, com suas lágrimas e história doída, e não a lei. O fariseu moralista olha o passado e vê só transgressões; Jesus vê o presente, e o muito amor que ela tem. O moralista vê os erros cometidos; Jesus o coração arrependido.

No centro da cena evangélica não está o moralista e piedoso Simão, mas a mulher pecadora. Jesus dá lugar aos excluídos, aos últimos. Se lhe perguntassem hoje: tu vês esta mulher? O que você responderia?

Muitas mulheres seguiam e serviam Jesus. Ele era soberanamente livre diante do gênero de uma pessoa. Jesus não pensa por categorias ou estereótipos sociais. 

E eu creio que o Espírito Santo distribui seus dons indistintamente, sem olhar para o gênero das pessoas. Pena que o nosso machismo deixa muitas vezes de lado a metade da população humana!

E você, é muito moralista?

Um comentário:

  1. O mal do Cristianismo foi que ele se tornou moralista demais e, por isso, tornou-se demasiadamente excludente! Precisamos voltar aos Evangelhos... (O.C.F)

    ResponderExcluir