As mulheres segundo o Papa Francisco...


Opinião do Papa Francisco: as mulheres são mais corajosas que os homens. Alguém discorda?
O Papa não perdeu a oportunidade de falar o que pensa das mulheres, dentro e fora da Igreja. Em catequeses ou homilias, Francisco faz uma verdadeira ode à figura feminina.
Na homilia do dia 9/FEV passado, o Papa afirmou que para entender uma mulher é necessário antes “sonhá-la”. A mulher nos ensina a acariciar, a amar com ternura e fazer do mundo uma coisa bela...
Sem a mulher não há harmonia no mundo, disse o Papa com simplicidade. E mais, se “explorar as pessoas é um crime de lesa humanidade, explorar uma mulher é mais do que um delito e de um crime: significa destruir a harmonia que Deus quis proporcionar ao mundo”.
Mas Francisco está consciente dos desafios que as mulheres devem enfrentar, inclusive dentro da própria Igreja. O Papa confessou que sofre quando vê as mulheres desempenhando um papel de servidão em ambientes eclesiais.
E reconheceu, no diálogo que manteve com as participantes na plenária da União Internacional das Superioras-Gerais - UISG, em maio/2016): “É verdade que as mulheres são excluídas dos processos decisórios na Igreja: não excluídas, mas é muito frágil a inserção das mulheres ali, nos processos decisórios”.
Qual é a presença da mulher na Igreja? O papel da mulher na Igreja é um direito!
Aos poucos, algo vem mudando no Vaticano... Francisco instituiu uma Comissão de Estudo para o diaconato feminino, nomeou uma reitora para uma Universidade Pontifícia, o Pontifício Conselho para a Cultura criou uma Comissão, as funcionárias do Vaticano se organizaram numa Associação... pequenos passos de numa longa caminhada

Como diz o próprio Papa, a “Igreja é mulher”. 


A mulher é harmonia, poesia, beleza. Sem ela o mundo não seria belo, não seria harmônico. Deus criou a mulher para que todos nós tivéssemos uma mãe.

Você gostaria de acrescentar mais alguma coisa?


2 comentários:

  1. Lindas e profundas palavras nesta reflexão! O sopro do Espírito invade nossa querida Igreja e Francisco ouve e traduz!!!

    ResponderExcluir
  2. É uma grande consolação para nós mulheres lermos essas belas palavras de nosso amado Pastor, o Papa Francisco.
    Irmã Maria Aparecida Pereira IPG

    ResponderExcluir