O futuro próximo da Igreja Católica...


Não sou vidente nem filho de profeta, mas me atrevo a desejar coisas boas para a nossa igreja... Eis alguns dos meus desejos:

1.- Maior sinodalidade em todos os âmbitos. Maior participação nas decisões que tocam à maioria, como aconteceu na macro consulta preparando o Sínodo da Família. E agora também foi feita, em âmbito local, para a nomeação do bispo Vicário de Roma.
2.-Homens e mulheres com direitos iguais. Em teoria todos estamos de acordo na igualdade de direitos, mas na prática há muitos empecilhos e resistências. Francisco já nomeou algumas mulheres em postos importantes do Vaticano: Comunicação (porta-voz), Museus, Pontifício Conselho para a Cultura, Dicasterio dos Leigos... Onde antes havia cardeais e arcebispos, agora começam aparecer alguns leigos e, entre eles, as mulheres. 
3.-Celibato opcional. Seguir o modelo da Igreja Oriental, onde os bispos já provem de um clero celibatário. A diferença entre os padres religiosos (celibatários) e os diocesanos (celibatários e casados) seria mais clara e constitutiva.
4.- Reforma da Curia. Alguma coisa já foi feita com a unificação de vários Dicastérios. (Reforma econômica, Comunicação…) Maior participação e transparência da gestão… Resistências? Muitas, pois ninguém quer perder o emprego e as mordomias historicamente acumuladas.
5.- Uma Igreja poliédrica onde caibam todos. Retorno dos tradicionalistas lefebvrianos, com uma Prelatura pessoal. E os Ortodoxos, Anglicanos, e Luteranos com modelos parecidos. Cuidado artesanal para incluir todos, mesmo os mais conservadores que facilmente ameaçam com rupturas institucionais. A comemoração conjunta do V Centenário de Lutero foi um registro histórico, assim como os encontros havidos com antiquíssimas igrejas ortodoxas patriarcais.
6.- Proteger as pessoas mais vulneráveis. Neste serviço serio e profundo se joga a credibilidade da Igreja. A tolerância zero não tem retorno. Os bispos são obrigados a reportar à Comissão Anti-pederastia todos os casos de seu conhecimento.
7.- Viajar pelas periferias do mundo. Sudão, Colômbia, Egito, Índia são algumas das viagens programadas para os próximos meses. O coração do Papa continua sonhando com a Rússia e a China, esperando que eles o permitam chegar.
8.- Ter o Islão como parceiro. A religião não pode nos separar e muito menos enfrentar, pois Deus é amor.. Precisamos de todos para construir a PAZ mundial. Na Casa comum cabemos todos com suas idiossincrasias e diferenças.
9.- E Donald Trump? É um mistério esse magnate liderando a maior potência do mundo... Donald Trump e Francisco representam duas formas de entender a vida e o ser humano. Um defende muros para se isolar e se defender; o outro acredita nas pontes da fraternidade e igualdade. Vão se entender?

E você o que pensa e deseja para a Igreja?



Um comentário:

  1. Como Islão é uma religião de paz se desde o seu surgimento até hoje ele espalha sua falsa fé primeiramente pela espada? O Islão precisa ser convertido pois não reonhece Jesus como Deus. Os muçulmanos não respeitam as mulheres nem os homossexuais.

    ResponderExcluir