Exercícios Espirituais de Santo Inácio fazem bem à saúde...


Os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, podem gerar mudanças significativas no cérebro gerando melhoras na saúde, foi o que descobriram alguns cientistas dos Estados Unidos.

Após analisar as respostas cerebrais dos participantes de um retiro, os investigadores publicaram os resultados em um documento intitulado 'Religion, Brain and Behaviour' (Religião, Cérebro e Comportamento).

O estudo mostrou "mudanças significativas nos transportadores de dopamina e de serotonina logo depois do retiro de sete dias, o que poderia ajudar os participantes nas experiências espirituais que descreveram".

A dopamina, conhecida como a 'química do prazer', desempenha diversos papéis de grande importância nas funções cerebrais, do controle de atenção ao movimento. Por sua vez, a serotonina conhecida como 'hormônio da felicidade', está envolvida na regulação emocional e do estado de humor.

Os exercitantes passam boa parte do dia em silêncio, orando, meditando e tendo breves conversas com seus diretores espirituais. No final do dia tem a Eucaristia. Ao voltarem para suas casas, responderam a uma série de perguntas que demonstraram melhoras significativas em sua saúde física, tensão e cansaço.

No Brasil, há inúmeras casas de retiro que oferecem os Exercícios Espirituais de Santo Inácio. A mais famosa, Vila Kostka (VK), encontra-se em Idaiatuba/SP, no bairro de Itaici, nome pelo qual o Centro de Espiritualidade ganhou notoriedade. 

Se quiser ver a programação de ITAICI/2017  CLIQUE AQUI

Uma pergunta: Você já participou desta experiencia? Sentiu-se melhor?


0 comments:

Postar um comentário