Corpus Christi: a Vida escondida no Pão... (Pe. E. Toledo sj)


Todo domingo era o mesmo problema. Após a missa dominical, a menina pedia aos pais aquele ‘pãozinho’ que eles recebiam. Cansados de explicar que antes deveria fazer a catequese para depois começar a comungar, os pais resolveram contar ao padre os constantes pedidos da filha.
O problema já está solucionado, respondeu o padre, deem a ela esta hóstia que não está consagrada...
Esta não serve, respondeu a piedosa menina, quero daquela que tem Jesus dentro, para depois Jesus ficar dentro de mim.

A menina mostrou que estava preparada para a Eucaristia, pois sabia que não se tratava de um simples ‘pãozinho’, mas de um alimento especial. A hóstia não consagrada não a colocava em comunhão com seus pais, pois eles recebiam algo maior que trigo e água, eles recebiam o verdadeiro Corpo de Cristo.

Essa é uma particularidade do cristianismo. Longe de ser um ente superior abstrato ou um ser inacessível, nosso Deus se apresenta como alguém simples e que partilha da nossa vida, isto é, se faz verdadeiro homem em Jesus. E para celebrar sua memória, ele escolheu coisas do cotidiano: o pão e o vinho. É pelo dom da fé que reconhecemos o Cristo presente na Eucaristia, mas essa fé é acessível a todos, principalmente aos simples.

A convicção de que o corpo de Cristo é o centro da nossa fé, fez com que a Hóstia santa sempre fosse muito amada e respeitada em sua exterioridade: não ser consagrada em qualquer vasilha, mas em recipientes próprios, ser guardada num lugar especial (o sacrário), não ser tomada de qualquer maneira, etc. Valoriza-se o aspecto material, porque se sabe da grandeza que ele representa.

Desde muito cedo, os cristãos aprenderam que não bastava só partilhar o pão, era preciso também comunicar a alegria de ter o pão para ser partilhado. E o pão a ser partilhado era o próprio Jesus! Foi assim que no séc. XIII, uma irmã religiosa convenceu o Papa da necessidade de uma festa onde se demonstrasse a alegria de ter a Cristo por alimento, onde o mistério de Cristo eucarístico fosse mostrado ao mundo como o orgulho dos cristãos. Nascia a festa de Corpus Christi.

Hoje essa data se confunde com os outros feriados prolongados e muitos nem sabem o que ela significa. Para o cristão, porém, é uma oportunidade de refletir sobre a importância que Cristo tem na vida dele, é a oportunidade de agradecer a Deus por todos os dons que ele nos deu, sendo o seu Filho o maior desses dons. É a oportunidade para mostrar ao mundo que Cristo reina soberano na comunidade e que Ele é o centro de nossas vidas.

Celebrar o Corpus Christi é fazer como a menina acima: querer o corpo de Cristo dentro de nós, para que Ele viva em nós. Para que Ele nos dê a vida.

Essa reflexão é particularmente importante nesse período, em que estamos às portas da Jornada Mundial da Juventude. Que nesse tempo os jovens sintam a presença de Deus e possam, como a menina, desejar que Cristo habite em dentro deles.


Um comentário:

  1. Obrigada por mais um texto para refletirmos ...

    Um abraço fraterno, Leandra.

    ResponderExcluir