Filme: Bem-Hur...


Ben-Hur é um filme épico (1959). Dirigido por William Wyler para a Metro-Goldwyn-Mayer, é uma adaptação do romance Bem-Hur: A tale of the Christ escrito por Lew Wallace.. Estrela principal Charlton Heston...  
O filme teve o maior orçamento e os maiores cenários construídos na história do cinema até então. A figurinista supervisionou uma equipe de mais de cem fabricantes de roupas, com mais de duzentos artistas e operários trabalhando nas centenas de frisos criados para a produção. Mais de duzentos camelos, 2,5 mil cavalos e dez mil figurantes foram usados durante a filmagem.
A pós-produção durou seis meses, com a batalha marítima sendo realizada com miniaturas em um grande tanque de água. A corrida de bigas se tornou uma das sequências mais famosas na história do cinema. A trilha sonora composta por Miklós Rózsa é a mais longa já composta e influenciou outros filmes épicos.
Filme de maior arrecadação do ano e se tornou o segundo filme de maior bilheteria, até então, atrás apenas de Gone with the Wind (O vento levou...). Ganhou 11 Oscars (melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, fotografia...)
Enredo: No ano 26, o rico Judah Ben-Hur vive em Jerusalém com sua mãe Miriam, sua irmã Tirzah, seu leal escravo Simonides e a filha deste Esther, que é apaixonada por Ben-Hur mas está prometida a outro homem. Seu amigo de infância Messala trabalha como tribuno militar. Após alguns anos, Messala retorna para Jerusalém, como o novo comandante da guarnição romana local. Na passagem deste, algumas telhas soltas caem do telhado da casa de Ben-Hur, durante o desfile do novo governador da Judeia. Messala condena Ben-Hur à escravidão, e aprisiona Miriam e Tirzah. Ben-Hur jura ter sua vingança.
O cônsul romano Quinto Arrio. Arrio admira a determinação e disciplina do escravo Ben-Hur e o treina como gladiador.Após um confronto com piratas, a embarcação é abalroada e afunda, porém Ben-Hur consegue libertar os outros escravos e salvar Arrio. Resgatados, Arrio é creditado pela vitória da frota romana.
Arrio consegue pedir ao imperador Tiberio que liberte Ben-Hur e acaba adotando-o como filho. Um ano depois ele está rico novamente, tendo aprendido os costumes romanos e se tornado um campeão de corrida de bigas.
 Ben-Hur volta para a Judeia, conhecendo durante o caminho Baltasar, um dos Três Reis Magos. Ele volta para casa em Jerusalém, se encontrando com Esther e descobrindo que seu casamento arranjado não aconteceu e que ela ainda é apaixonada por ele. Ben-Hur visita Messala e exige a liberdade de sua mãe e irmã. Miriam e Tirzah pegaram lepra na prisão, e foram expulsas da cidade. Ben-Hur se vinga de Messala na corrida de bigas.
Messala usa na corrida uma biga com lâminas nas rodas para destruir os outros competidores. Ben-Hur vence a competição. Messala diz antes de morrer que "a corrida ainda não acabou" e que Ben-Hur poderá encontrar sua família "no Vale dos Leprosos, se conseguir reconhecê-las". Ele visita a colônia de leprosos, conseguindo ver sua mãe e irmã sem que elas o percebam.

Sua mãe Tirzah está morrendo e co a ajuda de Esther as levam para ver Jesus, porém o julgamento de Pilatos já começou. Ben-Hur testemunha a crucifixão de Jesus. Sua mãe e sua irmã são milagrosamente curadas durante uma chuva, logo depois da crucificação. Ele em seguida declara: "E eu senti sua voz [de Jesus] tirar a espada da minha mão".
Para ver o filme CLIQUE AQUI


0 comments:

Postar um comentário