Hipócritas...


O sexto fosso do oitavo círculo no inferno do grande poeta Dante Alighieri (1265-1321) é destinado aos hipócritas. É um vale povoado por gente importante e famosa da época, gente que usou e abusou da hipocrisia para alcançar fama, glória e poder. Mas não nos iludamos. A hipocrisia não é privilégio das altas esferas.
No inferno em que vivem, os hipócritas estão vestidos com roupas brilhantes, atraentes, porém pesadas como o chumbo. Este é o peso que não sentiram na consciência ao fazerem maldades. No inferno, sentem o peso de seu falso brilho. Condenados a vestir por toda a eternidade uma 'linda' capa dourada com capuz cujo forro de chumbo pesa toneladas e torna qualquer movimento ou deslocamento um verdadeiro suplício.
A imagem usada por Dante para a punição dos pecados dos hipócritas é das mais sutis em sua tetricidade: lentidão, e peso dos movimentos por toda a eternidade.
A hipocrisia talvez seja o pecado mais acessível, e mais comum a nós, mortais. Talvez seja o que tenhamos mais consciência e, ao mesmo tempo, maior dificuldade em nos livrarmos.
Escutando pela TV alguns dos nossos políticos corruptos, pensei em Dante. São muitos, mas nenhum deles até agora se arrependeu nem pediu publicamente perdão.


A hipocrisia não faz parte da mensagem de Jesus.


Um cristão não pode ser hipócrita e um hipócrita não é cristão! (Papa Francisco)


Da hipocrisia, livrai-nos Senhor!


3 comentários:

  1. Senhor , tende compaixão de mim !Afastai as vaidades, a hiprocrisia e me livre de todos os males. Guiai-me sempre com a luz do Espírito Santo, a fim de que as tentações do maligno não me torne a hiprocrisia

    ResponderExcluir
  2. otima observaçao, padre Ramon,

    ResponderExcluir
  3. O Moro é a cara da hipocrisia

    ResponderExcluir