Meu irmão, minha irmã ... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)

Aprendi que no escuro enxergo mais e melhor...
Suspeitava o irmão e alguns da casa que Ínhigo queria abraçar grande mudança de vida. Achando-se já com algumas forças, julgou que já era tempo de partir. Ao ouvir isso o irmão o conduz a um quarto e depois a outro, e com muitas admirações começava a rogar-lhe: Não se deite a perder; olhe quanta esperança nele deposita toda a família; quanto pode vir a ser... (Autob. 12)

Não é fácil fazer a vontade de outrem! Ínhigo de Loyola, até agora, fez quase sempre a sua e os resultados foram desastrosos. Agora, já recuperado, decide fazer a vontade divina. Por onde começar? Um dia leu as palavras de Jesus: Quem é meu irmão, minha mãe, minha irmã?... E sentiu ecoar dentro do seu coração uma palavra: Segue-me!

Às vezes temos ideias estranhas sobre o que seja a “vontade de Deus”. Ela vai se realizando aos poucos, no dia-a-dia da vida e nos “configura” com Cristo. Queiramos ou não, a vida vai nos configurando e nos deixando mais parecidos com Ele.

Já percebeu que sem amor ninguém consegue fazer a vontade do outro? Inácio, seu nome novo, começa a amar a Deus e aos outros gratuitamente.

Chegou o dia da partida. Com o coração e os olhos postos em Jesus, Inácio se despede dos seus e toma novo rumo. Ele não sabe o que lhe espera, mas sem o primeiro passo, ninguém sai do seu lugar e da mesmice paralisante de sempre.

Inácio deixa, pois, os seus, sua casa e a sua segurança. Também as velhas tradições familiares que, por vezes, não eram nada solidárias nem evangélicas. Para trás fica sua vida mundana e na frente, os sonhos que Deus sempre imaginara sobre ele... Sente-se livre!

Para começar, precisa ir ao encontro de algumas pessoas que ofendera e lhes restituir a verdade, outrora tirada. Isso fazia parte da justiça restaurativa que sentia ser um dever.

Fazer a vontade de Deus, viver os valores do Evangelho exige deixar umas coisas e fazer outras, por mais estranhas que pareçam ser. Pedir perdão é uma delas. 

Uma pergunta: E você, o que precisa fazer para sair da mesmice negativa da sua vida?

Um comentário: