Papa Francisco visita os túmulos de dom Primo Mazzolari e de dom Lorenzo Milani...


Alguns pulam de alegria por esta memória restaurada, embora tardia, de dois profetas italianos, silenciados pelas autoridades religiosas nos idos da década dos 60. 

Dom Primo (1890-1959), figura destacada do catolicismo italiano, antecipou com seus escritos e pregações o Concílio Vaticano II (“Igreja dos pobres", “liberdade religiosa” "diálogo ecumênico", etc.). Dom Milani (1923-1967) com sua educação personalizada e amor pelos pobres foi punido a viver num povoado miserável.

Ambos os padres, em lugares recônditos das montanhas, viveram como pastores amantes do seu pequeno rebanho e ultrapassaram os limites geográficos dos seus lugares com os gestos que fizeram.

O Papa Francisco peregrina, no dia 20/JUN, nos túmulos perdidos destes dois profetas italianos. É uma homenagem aos que vivem com coragem o evangelho de Jesus, o amor aos pobres e à Igreja.  

Disculpem-nos pela forma como a Igreja tratou vocês! 

E eu penso: Quantas pessoas precisam ainda ser recuperadas pelas exclusões promovidas por uma igreja fortemente legalista e clerical...






Um comentário:

  1. Caro e nobre Pe Ramon, quando fiz uma experiência de vida Inaciana,na Comunidade Vocacional em Juiz de Fora, na Semana Santa estive em Varzelândia, vivenciei uma experiência de pobreza nas áreas onde atuamos,até hoje é uma marca na minha vida. Foi um prazer revê-lo. Paulo César

    ResponderExcluir