Novo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé...



O mês de julho começa com uma excelente notícia para a nossa Igreja: nomeação do arcebispo jesuíta Luís Ladaria (*1944) para Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé. Grande teólogo e ex-professor da Gregoriana, ele já havia sido nomeado antes pelo Papa Bento para secretário desta mesma Congregação, antigo Santo Ofício. Agora Francisco o confirma como um dos seus principais colaboradores, pois conhece de perto a profundidade espiritual e intelectual deste seu irmão inaciano.

Ao mesmo tempo o Papa agradeceu ao Cardeal Gerhard L. Müller (*1947) ao concluir seu mandato quinquenal de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. Dom Ladaria também é o responsável da Comissão sobre o Diaconato feminino, e do diálogo com os lefebvrianos. Muito chapéu numa cabeça só!

Após a publicação da Exortação Amoris Laetitia, os desentendimentos de Müller com o Papa foram notórios, embora respaldasse fraternalmente Francisco ante a rebeldia dos "cardeais díscolos" (Burke, Brandmuller, Meisner y Caffarra).

Ladaria como bom jesuíta caminhará com o Papa no tocante às reformas empreendidas, sem entrar no jogo político do poder clerical.

Admiro a paciência e sabedoria do Papa Francisco para lidar com pessoas extremamente inteligentes e ao mesmo tempo sensíveis e arrogantes... 

Quem sabe agora surjam novas possibilidades de mudança na Igreja Institucional...


Um comentário:

  1. Habilidade e sabedoria marcam as escolhas
    deste Santo Padre, respaldadas pelo sopro do Espírito Santo.

    ResponderExcluir