Palavras do neo-presbítero Bruno Franguelli, SJ


Igreja Santa Rita de Cássia
Sorocaba, 22 de Julho de 2017
  
Foi ainda criança que entrei pelas portas desta igreja, sentei-me nestes bancos e senti meu coração balançar. Todo mundo me pergunta: como foi que começou? Alguns até chegaram a pensar: este menino deve ter visto algum anjo ou outra criatura parecida? Outros até já chegaram a afirmar que foi o meu muito brincar de missa na infância que me inspirou tal vocação. Mas, a verdade é que a resposta a esta pergunta sempre foi mistério também para mim. Mas, se houve algo que sempre despertou meu coração criança foi este: sempre tive uma vontade gigantesca de ir para o céu. Quando descobri que a gente morria, comecei a pensar mais sério nisso.

Anos mais tarde, já nas filas da Companhia de Jesus encontrei um ancião, homem amado de todos, furei a fila dos seus admiradores, corri e abracei seu corpo magro e as únicas palavras que consegui pronunciar foram estas: "Dom Luciano, estou entrando na Companhia de Jesus, reze por mim para que eu persevere!" Poucos meses depois ele partiu para o céu, e é para lá que eu dirijo meu olhar neste momento, onde, ao lado do Rei Eterno, da Mãe Maria, de Santo Inácio, de São José de Anchieta está ele, Pe. Libanio, meu avô Palmiro e tantos outros queridos e queridas que não cessam de me ajudar a seguir em frente e a não desanimar jamais.

Agora, meu olhar se dirige aos que me geraram, cuidaram, e amaram por primeiro. Responsabilidade grande está que Deus deu a esses dois adolescentes que ainda na flor da juventude trocaram o frescor de seus beijos para assumir o compromisso de serem pai e mãe. Minha gratidão a vó Dete que assumiu com eles esta responsabilidade e me deixou dormir na casa dela às segundas-feiras. Aos meus irmãozinhos, agradeço pela paciência que tiveram para suportar minhas ausências. Minha gratidão à vó Lourdes, avô, tios, primos e todos os demais familiares aqui presentes.

Agora, agradeço na pessoa do Pe. provincial do Brasil João Renato e do meu novo superior Pe. Smyda, a Companhia de Jesus, que me acolheu bem jovem, e que apesar da minha teimosia e dureza me lapida e me forma (porque a formação jesuíta não termina com a ordenação presbiteral). Esta Companhia que me enviou para realizar tantas experiências belas, em lugares distantes, muitas vezes difíceis, mas que me ajudaram a compreender melhor o mundo e a Igreja aos quais sou chamado a servir. Agradeço de modo também muito especial o companheiro jesuíta Pe. Eduardo Dougherty, que sempre esteve ao meu lado e também ao lado da minha família, principalmente nos momentos mais difíceis. E também a tantos outros companheiros que me ouviram, me apoiaram e também àqueles que em algum momento me ajudaram a crescer em algum aspecto da vida. São tantos os jesuítas, padres e irmãos aqui presentes. Obrigado, meus amigos no Senhor!

Olho, com carinho para esta comunidade paroquial que me ensinou a rezar, a amar a Igreja e sob a direção dos Pe. Manoel Junior e do Pe. Wilson, apoiaram-me desde o dia em que pedi para que esta querida paróquia pudesse acolher este momento tão especial, tão eclesial. São tantos os paroquianos que hoje nos olham do céu. Recordo de um modo especial o querido diácono Osvaldo Bistão, uma vida doada por amor a Igreja. Das senhoras do Apostolado da Oração que me mimaram adolescente e hoje me mimam dos céus. Obrigado a cada um de vocês que se reuniram, mesmo enquanto ainda estava em Roma e prepararam tudo com tanto carinho.

Obrigado aos amigos de longe e de perto, aos padres da querida arquidiocese de Sorocaba agradeço na pessoa do Pe. Tadeu, o primeiro padre que conheci e do Pe. Toninho, com quem fiz a primeira comunhão. Gratidão pela presença dos amigos padres de outras dioceses na pessoa do Pe. Edson Andretta que me acompanhou bem de perto no início da minha caminhada, aos religiosos e religiosas, meu muito obrigado pela presença.

A maravilhosa equipe de liturgia sob a direção do Pe. Washington, ao Pe. Geraldo e aos outros músicos que realizaram um belíssimo serviço. Aos queridos companheiros Pe. Ramón, Pe. César Augusto, Pe. Adelson, Diácono André, escolástico Vítor e outros companheiros pelo belíssimo tríduo em preparação a esta ordenação. Muito obrigado aos amigos e a cada um, de perto e de longe que veio até aqui rezar por mim e comigo hoje.

Esta festa ficou ainda mais bonita, com a presença do querido arcebispo, Dom Júlio e do amigo de longa data Dom Cabral.

Agora, olho para ti, amado Dom Angélico, homem de Deus e de seus filhos mais sofredores e agradeço por vir até aqui, impor as mãos sobre mim, e assim me gerar para o ministério presbiteral. Se posso pedir algo a Deus hoje, é que Ele derrame sobre mim pelo menos um pouco da ternura e da lucidez que abundam em ti para que eu também esteja ao lado dos pequenos e seja um pastor com o cheiro das ovelhas.

Com o Bispo de Roma, o Papa Francisco, eu também sonho uma Igreja hospitaleira e misericordiosa e desejo, com a consciência das minhas fraquezas e pecados, colocar meu ministério a serviço de todos, principalmente dos vulneráveis e abandonados. Pois, a Esposa do Senhor é sempre mais bela, fiel e verdadeira mãe pródiga no amor, quando não se esquece nem exclui a nenhum de seus filhos e não se cansa de aceitá-los como são, beijá-los e alimentá-los com o Pão da Eternidade.

E neste momento, diante do Senhor Jesus e de tantos bens recebidos, gostaria de concluir convidando cada um de vocês a repetir comigo esta pergunta:

"Que fiz, que faço e o que farei por Cristo?"


É, querido Dom Luciano, obrigado por me responder o que é aquele céu que desde menino desejei encontrar. Agora, padre, posso repetir contigo: "O céu é fazer os outros felizes!"

Um comentário:

  1. O céu é coetente entre fé e vida. É levar até o fim
    O compromisso assumido. O céu é AMAR E SERVIR ! O
    sacramento da ordem é o caminho que JESUS
    Indicou para poucos escolhidos. O que pratico
    hoje devo aos sacerdotes que me abriram a
    mente , o coração, o intelecto , e sobretudo
    , a doutrina cristã, que jamais me esquecerei
    daquilo que moldaram meu caráter, pelas
    homilias , retiros, formação, adquiridas
    na minha infancia , na fase juvenil, e até
    os dias atuais por força da Palavra de Deus
    , lida, assimilada, e colocada em prática,
    por todos aqueles consagrados e ungidos pelo sacramento
    da ordem. Pelo sopro santificador do Espirito Santo; pelo
    pelas palavras de vida eterna de Jesus salvador; e pela
    misericordia do nosso Deus redentor.
    Conte com minhas orações nesta escolha de viver para suas ovelhas.
    A sua fortaleza está no nome do SENHOR! A Companhia de Jesus é prodiga na formação de seus quadros. Dela brotou minha
    formação para viver na fé. Pe.Ramom, Pe.Adroaldo, Pe. Vicente Zorzo e
    tantos padres diocesanos como Dom Cristiano , Pe.Hilton Gonçalves; outros tantos da ordem franciscana , como Frei Mariano , Patricio , Miguel, Frei Bernardino grande teólogo, e assim segue uma lista infindável de nomes santos que me influenciaram na busca da santidade6, para saber afirmar e compreender : " o amor é mais forte do que a morte " .

    ResponderExcluir