SOS: Icebergue gigante desprendeu-se na Antártida...


Era um fato esperado, e certamente nada querido. O inevitável, aconteceu. São seis mil quilômetros quadrados de gelo à deriva, desprendidos da plataforma Larsen C, na Antártida Ocidental.

A triste notícia foi confirmada hoje, 12/JUL, através de imagens recolhidas por satélite.

A entrada de enormes blocos de gelo no Oceano podem fazer subir o nível do mar. Logo o saberemos.

A cisão e desprendimento foi devido ao rápido crescimento da fissura que separava o bloco da plataforma de gelo. O bloco estava unido à massa de gelo apenas por cinco quilômetros, que hoje se quebraram. Agora são 200km de extensão navegando pelo mar.

Hoje a plataforma Larsen C perdeu mais de 10% da sua área, fazendo com que a frente de gelo fique na posição mais recuada de sempre.

As lições aprendidas com a desintegração da Larsen A, 1995, e da Larsen B, 2002, mostram que a entrada no oceano destes grandes blocos de gelo são a parte final dos glaciares

O governo Trump que quer cortar drasticamente os gastos com a pesquisa climática saberá agora de perto as consequências dessa política desastrada. 

As consequências? Quem estiver vivo poderá contá-lo...


Um comentário:

  1. Hola Ramón, este bloque ya estaba flotando en el mar, así que no hará subir el nivel del mar. Pero después de esto parece que falta menos para que el hielo que está sobre tierra caiga al mar...

    ResponderExcluir