O que dizer 75 anos depois…



Eu já percebi que algumas pessoas de minha idade não gostam mais de se fotografar nem de se olhar no espelho. Estou idoso para essas exibições, dizem com desdém. Eu, pelo contrário, perdi o medo das câmaras de TV, e finjo ser melhor do que sou vivendo, por momentos, a fantasia do projetado, e experimento aquela realidade aumentada, própria dos que são 3 (três), no ENEAGRAMA.

Na minha idade, alguns se fizeram incréus, mais por culpa dos padres do que pelos próprios pecados; e os que ainda acreditam o fazem como que às escondidas, próprio de crianças medrosas diante do mistério encontrado. Nossa catequese foi tão pavorosa que espantou de vez o gosto interno do Infinito.

Os 75 anos são uma idade mágica, pois estamos bem mais perto do fim desconhecido do que do meio sabido. Vemos as coisas como são, sem os exageros do coração. Sabemos que a maioria das pessoa nos ignoram, e não contam publicamente conosco. Realmente, pouco teríamos a acrescentar, além dos achaques deixados em nosso corpo pelo tempo. Contudo, percebo também que algumas pessoas, muito loucas e românticas, se aproximam de nós movidas pelo fetiche da paixão, como se fôssemos antigos objetos de arte… 

Alegro-me pelo caminho andado e assumo com paz minhas limitações e contradições. 

Lembro facilmente do passado distante, e pouco do próximo. Não só o ouvido se fez seletivo, mas também a memória. Emociono-me por pouco, e facilmente as lágrimas brotam dos meus olhos quando sou louvado por palavras ou gestos carinhosos. Os da minha idade, embora um pouco alquebrados e diminuídos, sentimo-nos vitoriosos diante do passar do tempo, pois vencemos milagrosamente muitos obstáculos e dissabores.

Contudo, a terceira idade tem suas vantagens: Há em nós uma sabedoria infinda, e uma liberdade interna bem maior; não pelejamos por pouco nem perdemos facilmente as amizades conquistadas. A família é um valor, mas gostamos também do silêncio e da solidão de nossas lembranças. Para dizer a verdade, sinto-me sempre bem acompanhado...

Neste percurso dos 75 anos dou graças a Deus porque a esperança ainda me habita…



3 comentários:

  1. Que alento e encanto ao ler este artigo.
    Sou do seu time e não abro mão.

    ResponderExcluir
  2. Lindo artigo. Acho que me importo mais em saborearcom a sabedoria e o discernimento que os anos me deram.

    ResponderExcluir