Confusão simbólica e teológica no Vaticano?...


Os tempos que vivemos são confusos e ambíguos, e até as estruturas da Igreja parecem seguir essa modalidade. Você concorda com esse título de “Papa emérito”? Quem teve tamanha ousadia? Alguns teólogos e muitas pessoas de boa vontade pensamos que os títulos, vestimentas e símbolos de Bento XVI causam grande confusão na Igreja, e não deveriam  se repetir na história do povo de Deus.

A expressão “Papa emérito” é desconcertante, e os símbolos usados também. Não podemos voltar aos tempos de Avignon (1378-1417), quando chegaram a conviver 3 papas ao mesmo tempo, dividindo a Igreja segundo os seus seguidores.  

Na Igreja católica há só um Papa, por isso resulta muito estranho o que estamos vendo e vivendo. 

Quando um Papa abdica renuncia também aos símbolos pontifícios que usava, e o título deveria ser o de “bispo emérito” de Roma. Essa foi uma das muitas coisas que o Papa Francisco, o grande, teve que engolir, para não avançar muito e dificultar mais sua missão. Os conservadores se aproveitam dessa situação esdrúxula para colocar mais areia nas engrenagens complexas do Vaticano. O importante para eles é não avançar! Não é  fácil governar assim sabendo que outros não te seguem...

Dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário do Bento XVI, fez uma declaração explosiva, no ano de 2016: há um ministério expandido com um membro ativo e outro contemplativo... Senhor prefeito da Casa Pontifícia: Há um só Papa, e só uma pessoa exerce esse ministério. O resto é uma situação anormal, e que deve acabar com o falecimento de Bento XVI... 


E você o que pensa sobre esse assunto?


3 comentários:

  1. Estoy de acuerdo con el planteamiento que se hace en este artículo. El Papa Francisco está dando pasos excepcionales en dirección de una Iglesia renovada, más cercana al Evangelio; y esos pasos se ven obstaculizados con frecuencia por causa de viejos esquemas del pasado.

    ResponderExcluir
  2. Bispo Emérito de Roma, Papa emérito de Roma da no mesmo! Ele foi eleito papa e sempre vai ser papa, não tem problema nenhum. O caso sitado de Avignon é totalmente diferente porque ali três pessoas brigavam pelo poder, chega ser esdrúxula a comparação dos casos. E sobre a "situação anormal, e que deve acabar com o falecimento de Bento XVI", duvido que o papa Francisco vai até o fim com o pontificado dele. Pelas declarações do mesmo, tudo indica que ele vai fazer a mesma coisa quando chegar na vez dele. E longa vida aos dois papas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. Só existe um Papa. Francisco. Abdicou perdeu o título e direitos.

    ResponderExcluir