Dia 2/SET: Bemaventurados Tiago Bonnaud sj (1740-1792) e companheiros, mártires de Paris...

Ficheiro:SeptemberMassacres.jpg
Quando a Companhia de Jesus foi suprimida pelo Papa Clemente XIV, em 1773, muitos jesuítas continuaram a exercer seus ministérios nas dioceses, onde os bispos os acolheram. 

Pouco depois, aconteceu a Revolução francesa, 1789, proclamando uma Constituição civil do Clero. Começaram, então, os massacres, execuções sumárias por quase uma semana, sobretudo em Paris. Foi um tempo de terror e um dos episódios mais sombrios da Revolução que culminou com o fim da Monarquia: a prisão de Luís XVI, rei da França.

Com a Constituição Civil para o clero francês, proclamada pelo novo governo revolucionário, diversos presbíteros diocesanos protestaram por tamanha intromissão em assuntos internos da Igreja. Muitos padres foram presos e alguns sumariamente massacrados a golpes de baioneta. Morreram 192 clérigos, entre os quais três jesuítas: Tiago Bonnaud, vigário Geral de Lyon, Guilherme Delfaud, arciprestre e Alexandre Lanfant. Foram tempos calamitosos! 

Estes jesuítas perderam, em pouco tempo o seu referencial de pertença, com a supressão da Companhia de Jesus e, depois, até a própria vida com os descalabros da revolução. 

Estes mártires foram beatificados pelo Papa Pio XI, em 1926. 

A liberdade brota, muitas vezes, do sangue injustamente derramado. 

Será que isto ilumina um pouco a situação atual dos agitados países árabes? Os países cristãos do ocidente também passaram por infindas revoluções, até conseguirem sua estabilidade social e democrática... 

Mártires de Paris intercedei pela Paz de todos os povos e nações.

Um comentário: