Algumas mulheres da Igreja primitiva...


Vai fazer um ano que o Papa Francisco convocou um Grupo de Trabalho para examinar a questão do diaconato feminino na Igreja primitiva. Até agora os resultados não foram divulgados, mas devemos estar preparados para essa possibilidade, já que muitas mulheres do Novo Testamento foram significativas na formação daquelas comunidades. Confira:  

Ápia: Provavelmente esposa de Filemos. Mulher hospitaleira, que recebia cristãos em sua casa. Mulher influente e colaboradora do ministério de Paulo (Fm 2).
Cláudia: Possível companheira de prisão do apóstolo (II Tm 4, 21).
Dâmaris: se converteu ouvindo o apóstolo Paulo no areópago de Atenas (At 17, 34).
Dorcas: Mulher caridosa que ajudava muitas pessoas necessitadas em Jope e era muito querida pelo povo. Foi ressuscitada pela oração de Pedro (At 9, 36-42).
Evódia e Síntique: duas mulheres da Igreja em Filipos, que se desentenderam e por isso foram exortadas por Paulo para se reconciliar; eram líderes colaboradoras dos filipenses (Fl 4, 2-3).
Febe: mulher enviada para servir a Igreja em Cencreia, considerada diaconisa (Rm 16, 1). Foi ela que levou a carta de Paulo aos Romanos.
Irmã de Nereu: embora não cite o nome, o texto declara que juntos dirigiam uma Igreja doméstica em Roma (Rm 16, 15).
Júlia: cristã da família de Filólogo, possivelmente irmã ou esposa (Rm 16, 15).
Júnias: parente do apóstolo Paulo e esposa de Andrônico. O casal se converteu antes de Paulo. Os dois foram citados por Paulo como `apóstolos eminentes´ (Rm 16, 7).
Lídia: fundadora da Igreja em Filipos a partir de sua casa, e daí o evangelho entrou na Europa (At 16, 14-15.40);
Lóide e Eunice: avó e mãe do jovem Timóteo. Eram mulheres judias que provavelmente teriam se casado com homens gregos. Ensinaram a Timóteo o evangelho, desde criança (II Tm 1, 5; 3, 15; At 16, 1).
Maria: mãe de João Marcos tinha uma igreja reunida em sua casa (At 12, 2).
Maria: uma cristã em Roma elogiada pelo serviço prestado aos apóstolos (Rm 16, 6).
Ninfa: mulher que hospedava a igreja dos colossenses em sua casa (Cl 4, 15).
Pérside: mulher trabalhadora de Roma e amiga de Paulo (Rm 16, 12).
Priscila: esposa de Áquila, fazedora de tendas com seu marido, e companheiros das viagens missionárias de Paulo (At 18, 1-3. 18-21; Rm 16, 3; 1 Cor 16, 19).
Trifena e Trifosa: provavelmente duas irmãs que trabalhavam na comunidade de Roma (Rm 16, 12).


Estas dezenove mulheres citadas no NT revelam que a presença feminina era marcante, exercendo lideranças nas suas comunidades. Elas não eram apenas colaboradoras dos apóstolos, pois também exerciam funções de destaque.


0 comments:

Postar um comentário