Uma viagem difícil: Papa Francisco no Chile…


Falta uma semana para o Papa Francisco chegar ao Chile e a empatia por ele é muito baixa tanto no povo como no governo. O povo está cansado e irritado com a hierarquia, e o governo pensa que o Papa Francisco está mais próximo das causas da Bolívia que do Chile. Por exemplo, a saída de Bolívia ao mar.
Se todas as viagens do Papa foram difíceis, esta provavelmente as supera.

O povo está profundamente desanimado, em todos os sentidos, e não espera nada desta visita, além de um gasto econômico enorme que deverá ser pago, em grande parte, pelo governo.

Se a Igreja chilena está em crise a culpa é de sua hierarquia.

Os bispos nomeados no passado não se aproximaram do povo, nem os nomeados por Francisco. Hierarquia ensimesmada, autoritária e autorreferencial.

Lembro que o atual Cardeal Ezzati, 75 anos no 7/JAN, salesiano, proibiu lecionar na Universidade Católica o Pe. Jorge Costadoat, jesuíta, doutor em teologia, e ótima cabeça pensante. Uma igreja que só valoriza pessoas iguais vira seita.

Nem o governo nem o povo querem esta visita, e os bispos a temem.

Esperemos e rezemos...


4 comentários:

  1. Ótima cabeça pensante, nada bíblica nem católica, que diz que homossexualidade é obra de Deus. A Igreja valoriza sim a diferença das pessoas, mas condena os pecados, esses sim, são sempre iguais.

    ResponderExcluir
  2. Que triste este comentário do Carlos. Eu tive a honra de conhecer o padre Jorge Costadoat. Como ele creio em Deus que nos faz humanos e que nessa caminhada de nos humanizarmos a gente vai aprendendo, pecando e crescendo. Creio em Deus que é graça e que constrói e respeita a todos. Creio em Deus que é misericórdia e que acolhe os que sofrem. Creio em Deus que só sabe amar e acolher e não em um deus idolátrico que fica punindo e vigiando a vida sexual das pessoas. Creio em Deus que um dia virá, no Senhor Jesus, para resgatar toda a humanidade enfim santa, cristificada no Amor, na Justiça e na Paz.

    ResponderExcluir
  3. https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/igrejas-catolicas-sao-atacadas-no-chile-antes-da-visita-do-papa-22281726

    ResponderExcluir