Quo vadis, Francisco?…


Já se passaram cinco anos! A gente olha para atrás e encontra uma bela caminhada. Lembro de um padre conservador incomodado pelo protagonismo cotidiano do Papa: Ele tem que sossegar!... E não sossegou até agora, porque o Espírito é imparável!

Foram cinco anos de surpresas: Um Papa argentino, o nome, jesuíta e misericordioso...

Foi no dia 13/MAR/2013 que tudo começou. Desde então, este homem idoso rejuvenesceu cotidianamente a velha Igreja. Descongelou o Concilio Vaticano II que os seus precessores imediatos tinham colocado no congelador da história; reformou o papado vivendo-o com simplicidade e mais conforme com o evangelho; implantou a misericórdia como lei, deixando de lado uma igreja alfandegaria e corrupta; deu ênfase à ecologia (Laudato si´) e a uma Igreja em saída, acolhedora de todos, mesmo dos que estão em situação irregular (Amoris laetitia); aproximou-se dos pobre e migrantes, quando todos os marginalizavam; incentivou o ecumenismosuperando a rivalidade das outras religiões, chamando-as de irmãos e irmãs; começou a desmontar a poderosa Cúria Romana convertendo-a em um serviço ao Papa e aos outros bispos... Enfim, uma igreja menos clerical e de portas abertas.

Mas ainda faltam algumas coisas importantes que provavelmente vêm sendo cozinhadas silenciosamente: Papel das mulheres dentro da Igreja, pois a situação que vivemos é gritante e insustentável; reestabelecer contatos diplomáticos com a China e a Coreia do Norte; e visitar fraternalmente a poderosa Rússia e o seu povo.....

Quo vadis, Francisco? Cinco anos de puras bênçãos!


PD. Você gostaria de acrescentar mais alguma coisa?


Um comentário:

  1. Ousado ! Lagoa que tem jacaré , pato bebe água de canudinho ! A diplomacia do Vaticano deve sobrepor as barreiras das religiões , concordo . Este FRANCISCO ainda vai deixar muita gente de boca aberta !

    ResponderExcluir