Começaram as críticas à Exortação Gaudete et Exultate...



Mal saiu a Exortação Apostólica Gaudete et Exultate. Sobre o chamado à santidade no mundo contemporâneo, começaram as críticas do pequeno grupo de sempre: Os neoconservadores e os tradicionalistas. Eles perscrutam, com lente de aumento, o Papa Francisco, como os escribas e fariseus o fizeram outrora com Jesus.

Eis o que eles dizem:

Como esta Exortação cita jesuítas e, diversas vezes, os Exercícios Espirituais de Santo Inácio, e não diz nada de São Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei, e que tanto incentivou a santidade dos leigos no mundo contemporâneo?

Como o Pe. Antonio Spadaro SJ, diretor da revista `Civiltà Cattolica´ e fiel escudeiro do Papa, consegue fazer uma apresentação muito melhor do que a feita pelos três apresentadores oficiais, falando das `raízes, estrutura e significado´ do documento? Será que o Spadaro não é o mentor intelectual da Exortação?

A Exortação desqualifica os `gnósticos´ e os `pelagianos´ atuais, aqueles obsessionados pela lei, pela ostentação litúrgica, pela doutrina ou pelo poder na Igreja... Agora a pergunta que eles se fazem: Essa estocada é para quem na Igreja?  
Será que o nº 26 da Exortação Apostólica não acaba com os 2.000 anos de vida contemplativa na Igreja?

você o que diz?


Um comentário:

  1. Apresentação da GE, de Pe. Antonio Spadaro SJ, diretor da revista `Civiltà Cattolica´. Disponível em: .

    ResponderExcluir