Decisão histórica do Papa: Três mulheres consultoras da Congregação da Doutrina da Fé…


Nunca tinha acontecido no mundo machista da Cúria Romana, até chegar o Papa Francisco. Querendo ser coerente com sua política de inclusão feminina, nos quadros da Cúria Romana, o Papa acaba de nomear três mulheres, 21/ABR, para um dos Dicastérios mais retrógrados do Vaticano: O ex Santo Ofício e agora chamado da Doutrina da Fé.

Decisão histórica, embora já em JAN/2017, o Papa Francisco nomeara outras duas mulheres para a Congregação do Culto Divino: A Dra. Donna Orsuto (USA), professora na Gregoriana, e a  diretora do Foyer Unitas a Dra. Valeria Trapani, professora em Palermo, Sicília.

Agora foram mais três mulheres, todas doutoras: Linda Ghisoni (*1965), casada e mãe de duas filhas, Michelina Tenace (*1954), professora de Teologia na nossa Universidade Gregoriana, Roma. Ambas as duas italianas. E a também Dra. Laetitia Calmeyn (*1975), belga, enfermeira e leiga consagrada, ensina teologia em Paris. 

Também nomeou dois padres: Sergio Paolo Bonanni, professor de teologia também na Gregoriana e Manuel Jesús Arroba Conde, Claretiano, professor na Universidade Laterana de Roma.

Devagarinho a igreja se torna mais povo de Deus, embora faltem ainda algumas outras inclusões que lentamente chegarão.

Que outros passos, segundo a sua opinião, precisam  ainda ser dados ?


0 comments:

Postar um comentário