Quem será o próximo Papa?

Cardeal Pietro Parolin com o Papa Francisco...

No Vaticano tudo se pensa e nada se improvisa. E começam a circular rumores pelos grandes corredores do Palácio Apostólico: Quem será o próximo Papa?

O Papa Francisco logo fará 82 anos, o que já é um fardo pesado para ele, e também para a Igreja. O que ele tinha a fazer, já fez; e o que tinha a dizer, já disse. A gora se aproxima o seu relevo. Quem o poderá suceder?

Os neo-conservadores gostariam que fosse o cardeal Robert Sarah, guineense, (*1945) e atual prefeito da Congregação para o Culto Divino, mas perece muito queimado pelas suas posições estremas em matérias de liturgia e da moral. Outro, no estremo oposto, seria o cardeal Luis Antonio Tagle, filipino, (*1957), presidente da Cáritas internacional, e fiel escudeiro do Papa Francisco.

Mas, há um terceiro nomeprovavelmente mais discreto, político e eficiente, o cardeal Pietro Parolin, italiano, (*1955), Secretário de Estado do Vaticano, e capaz de aliviar as tensões e polarizações entre os “blocos” tradicionalistas e progressistas dentro da Igreja.

Começaram os rumores. Isso quer dizer que as águas do rio começaram a correr... 

E você o que pensa?


3 comentários:

  1. O eu penso? Penso que com a atitude de renúncia do Bento VXI agora já virou moda falar que Francisco vai renunciar. No entanto, esta moda não chega a ser um problema em si. O grande problema é que começou uma política de "pressionar" o Papa para renunciar. Mas, já era o esperado desde o começo.

    ResponderExcluir
  2. Não havia pensado no Cardeal Parolin. Na verdade, venho pensando em Christopher Schönborn, arcebispo de Viena e um dos grandes alunos do Ratzinger. Foi responsável pela redação final do atual catecismo, coordenou a redação do catecismo jovem (YouCat) apesar de pouca relação com a juventude e mais recentemente foi responsável pela apresentação da Amoris Laetitia de Francisco. (L.S)

    ResponderExcluir
  3. Penso que o papa Francisco ainda tem muito a cumprir. "Dominus conservet eum et vivificet eum!"

    ResponderExcluir