Concluída fase diocesana do processo de Beatificação de Dom Luciano Mendes de Almeida, SJ (1930-2006)...


Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, quarto arcebispo de Mariana, faleceu no dia 27/AGO/2006, em São Paulo. Ao assumir a Arquidiocese de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, percebendo a fama de santidade de Dom Luciano e com o apoio de mais de trezentos bispos do episcopado nacional, deu início à Causa.
A Fase Diocesana do Processo de Beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida foi concluída pelo Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana no dia 21/MAI. Os trabalhos ultrapassam o número de seis mil páginas, incluídos os anexos. Os originais ficarão arquivados e lacrados na Arquidiocese de Mariana e duas cópias serão encaminhadas à Santa Sé.

A Missa em Ação de Graças será celebrada no dia 15/JUN, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana, que atualmente funciona como Catedral provisória, seguida da sessão pública com as formalidades canônicas de encerramento da fase diocesana do Processo de Beatificação.

A celebração contará com a presença de padres, diáconos, religiosos e religiosas, consagrados, seminaristas e fiéis leigos da Arquidiocese, além dos familiares, bispos, jesuítas, amigos e admiradores do Servo de Deus Dom Luciano.

Naquela época, 1966, o Pe. Luciano foi meu professor de Antropologia, quando eu cursava filosofia na Via Anhanguera/SP, e já naquela época tinha fama de santo.


Um comentário:

  1. Um padre santo que deixou marcas indeléveis nos corações de suas ovelhas.
    Nasceu para ser JESUÍTA . Os estudos na Congregação o aperfeiçoaram para buscar a santidade . Além de suas qualidades pessoais foi um ungido de Deus , um exemplo para a humanidade , uma flor que adornou os jardins da Santa Sé por sua obediência e liderança no nosso País .

    ResponderExcluir